INSS cria sistema “Drive-Thru” para entrega de documentos em Recife

Desde quinta-feira (23), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na cidade de Recife e na Região Metropolitana estão disponibilizar uma urna para que as pessoas entreguem documentos pendentes.

INSS cria sistema "Drive-Thru" para entrega de documentos em Recife
INSS cria sistema “Drive-Thru” para entrega de documentos em Recife (Foto: Google)

Esses documentos são os que estão faltando para que seja realizada a análise do requerimentos. 

O serviço está sendo denominado de “cumprimento expresso de exigência” e é quase um “Drive-Thru”, para que possam ser agilizadas as conclusões dos processos. Essa medida está sendo adotada em todo o nordeste do país. 

Os documentos deixados não podem ser os originais e antes de ser levados, os segurados devem consultar se há alguma pendência.

Segundo o gerente da agência do INSS de Olinda, José Carvalho, podem procurar as urnas aqueles que não conseguem acessar o aplicativo Meu INSS.

“Todas as pessoas que estão com pendências de exigências de documentos, poderão se dirigir as agências do INSS nesse período antes da abertura das 7h às 13h trazendo documentação. Eles trazem para cá e depositam nessa urna após preencherem o formulário onde vai constar o nome dele, CPF, endereço, telefone de contato e uma discriminação dos documentos que estão sendo juntadas.”

As urnas vão ficar nas agências de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. A previsão é que as agências do INSS, fechadas desde o dia 23 de março, reabram a partir do dia 3 de agosto, mas com restrição no atendimento.

Sistema drive-thru INSS em São Paulo

São Paulo é outro estado em que o INSS criou uma espécie de drive-thru para que possam receber os documentos das pessoas que estão com pendências em seus pedidos. 

Todas as agências no estado passam a contar com urnas nas quais os solicitantes podem depositar um envelope com a documentação exigida pelo instituto. Só assim será possível dar prosseguimento à análise do benefício. 

A ideia do  instituto é agilizar a análise de benefícios que estão parados por falta de documentação. Fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados: 

  • Nome completo do segurado 
  • CPF do segurado 
  • Endereço completo com CEP 
  • Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá 
  • Endereço de e-mail, se tiver 
  • Data em que o envelope está sendo deixado na agência.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.