Fatec abre processo seletivo para ensino superior gratuito sem provas

Diante da pandemia do coronavírus, alguns procedimentos tiveram que ser que alterados nas mais variadas situações. Este é o caso também das provas da Fatec (Faculdade de Tecnologia) que mudaram o seu método de seleção de novos alunos para o segundo semestre de 2020. 

Fatec abre processo seletivo para ensino superior gratuito sem provas
Fatec abre processo seletivo para ensino superior gratuito sem provas (Imagem: Google)

Ao invés de realizar uma prova como é de costume, as vagas nos cursos superiores gratuitos, serão preenchidas através de uma análise do histórico escolar do aluno interessado.

A análise terá como base as notas obtidas pelo aluno no ensino médio, antes do início da pandemia. Será calculada então uma média para formar a lista de alunos aprovados.

Os interessados devem se inscrever no site do vestibular Fatec e a taxa de inscrição é de R$39.

A rede de Fatecs tem unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, e engloba as regiões metropolitana, interior e litoral, e oferece milhares vagas em diversas modalidades de formação.

Em São Bernardo, por exemplo, a Fatec Adib Moisés Dib oferta os cursos superiores de Automação Industrial, Informática para Negócios e Manufatura Avançada.

Calendário FATEC

  • Pedido de redução de taxa: já encerrado
  • Inscrição no processo seletivo: até 22 de julho
  • Lista de aprovados: 10 de agosto
  • Período de matrícula para 1ª chamada: 11 e 12 de agosto
  • Divulgação da 2ª chamada: 13 de agosto
  • Matrícula para 2ª chamada: 14 de agosto

Cursos técnicos seguem o mesmo tipo de seleção

Para os cursos técnicos, as Etecs também farão a seleção de novos alunos para o segundo semestre seguindo o mesmo modelo das Fatecs. São 80 mil vagas abertas.

Cursos online gratuitos oferecidos pela Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie em sua plataforma de ensino a distância, vários cursos gratuitos com certificado no final.

Os interessados podem escolher entre 14 temas como cursos livres de Inovação na era digital; Inteligência artificial e ferramentas avançadas de Ciência de Dados; Como fazer a análise para compra de um imóvel; Gestão de equipes remotas; Estratégia corporativa e Gestão de Projetos; Metodologias ativas de Educação Híbrida, entre outras opções.

A carga horária dos cursos varia entre 4 a 8 horas e o certificado fica disponível logo após o aluno terminar o curso. A nota mínima para a conclusão é 6 na prova final.

Para se inscrever clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.