Bradesco, Santander e grandes bancos se unem para ajudar Amazônia

Preservação da natureza vira pauta entre as instituições bancárias. Nessa semana, os principais bancos do país se reuniram para desenvolver um plano conjunto cuja finalidade é promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Em parceria, o Santander, Bradesco e Itaú enviaram um documento ao governo com dez medidas para estimular as cadeias sustentáveis da região. 

Bradesco, Santander e grandes bancos se unem para ajudar Amazônia
Bradesco, Santander e grandes bancos se unem para ajudar Amazônia (Imagem: Reprodução – Google)

Em meio a tanta cobrança sobre cuidados com a Amazônia, as instituições resolveram se reunir para poderem elaborar um projeto de atuação. 

A ideia é conceder valores com o propósito de custear ações de sustentabilidade. Além disso, os bancos visam também desenvolver estruturas básicas para o desenvolvimento social e ambiental.  

Ao todo, o projeto contém dez medidas que devem começar a ser implementadas ainda esse ano. Em carta enviada para o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, as instituições sugerem a elaboração de políticas de combate ao desmatamento.  

Para que o planejamento entre em prática, será criado um conselho com diferentes especialistas que obtenham conhecimento das questões sociais e ambientais envolvendo a Amazônia. 

Bancos a favor da Amazônia

“A ideia é que todos precisam assumir sua parcela de compromisso com as futuras gerações. Por isso, lançamos uma agenda objetiva que pretende defender e valorizar a Amazônia, suas riquezas naturais, florestas, rios e cultura diversificada. Queremos dar passos concretos para tornar discurso em realidade. A Amazônia não é um problema. O ato de proteger a Amazônia guarda boa parte das respostas corretas para um mundo que tem dúvidas e incertezas”, afirmou, em nota, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior. 

Já o presidente do Itaú Unibanco, Cândido Bracher, reforçou os papéis dos bancos em uma pauta tão importante nacionalmente.

“Como agentes importantes do sistema financeiro, compartilhamos as mesmas preocupações a respeito do desenvolvimento socioeconômico da Amazônia e da conservação ambiental. Acreditamos que os três bancos têm forças complementares e, atuando de forma integrada, vemos grande potencial de geração de impacto positivo na região”, destacou Bracher. 

Por fim, o presidente do Santander, Sergio Rial, ressaltou que o desafio “impõe uma atuação firme e veloz a todos os atores que puderem participar da construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. Com a união de esforços da nossa indústria, conseguiremos fazer ainda mais por essa região, que tem um valor inestimável não só para o País, mas para todo o planeta”. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.