Atenção! Beneficiário ganha tempo maior para receber o Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos as mudanças de prazos. Nessa semana, o governo federal informou que o tempo limite para fazer o saque do salário do projeto foi amplificado. Até então, os cadastrados que não retirassem suas quantias em até 90 dias ficavam sujeitos ao desligamento do benefício. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a decisão foi cancelada.  

Atenção! Beneficiário ganha tempo maior para receber o Bolsa Família (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Beneficiário ganha tempo maior para receber o Bolsa Família (Imagem: Reprodução – Google)

Ao informar que as famílias não poderão ter seus cadastros finalizados, o governo pontuou também que a decisão irá valer até que sejam concluídos todos os pagamentos do auxílio emergencial, tendo em vista que o Bolsa Família está incluso no calendário. 

Isso significa que, mesmo passando das datas de saque, os cidadãos do projeto terão até o mês de novembro para acessarem seus valores.  

De acordo com o último balanço feito pelo ministério da cidadania, em junho o Bolsa Família beneficiou mais de 14,283 milhões de famílias, sendo 13,6 milhões inseridas no auxílio emergencial.

Por fim, as 650 mil famílias restantes permaneceram na folha regular do programa, isto é, recebendo o salário comum, por não se enquadrarem nas normas do coronavoucher 

Para quem é do Bolsa Família, o pagamento do auxílio emergencial só pode ser feito se for mais vantajoso financeiramente. Ou seja, se um beneficiário só recebia R$ 300 mensais, ele terá acesso a mais R$ 600 para completar o valor do coronavoucher 

Além disso, o titular do Bolsa não pode nenhum vínculo empregatício formal ou receber outro benefício assistencial do governo.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em julho  

  • NIS 1: 20 de julho (seg)  
  • NIS 2: 21 de julho (ter)  
  • NIS 3: 22 de julho (qua)  
  • NIS 4: 23 de julho (qui)  
  • NIS 5: 24 de julho (sex)  
  • NIS 6: 27 de julho (seg)  
  • NIS 7: 28 de julho (ter)  
  • NIS 8: 29 de julho (qua)  
  • NIS 9: 30 de julho (qui)  
  • NIS 0: 31 de julho (sex) 

Bolsa Família tem revisão de cadastro suspensa 

Outra determinação do governo, também mediante a pandemia, foi a suspensão total dos serviços de revisão de cadastroA decisão tem como finalidade evitar aglomerações e risco de contaminação pelo novo coronavírus 

“A portaria é uma prorrogação do prazo de suspensão que tivemos lá no dia 20 de março, com a Portaria nº 335”, explicou a secretária nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos. 

Desse modo, quem tiver com o cadastro desatualizado não poderá ter o benefício cancelado até que a portaria seja reeditada.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.