Fuvest amplia cota para ingresso de alunos da escola pública

Durante este período do ano diversas universidades abrem as vagas para seleção de novos estudantes no ensino superior. Uma das novidades é que pela primeira vez, será feita a ampliação de cotas na prova da Fuvest.

Fuvest amplia cota para ingresso de alunos da escola pública (Reprodução/Internet)
Fuvest amplia cota para ingresso de alunos da escola pública (Reprodução/Internet)

Entre as novidades, a Universidade de São Paulo (USP) vai reservar metade das vagas para desta seleção atual aos candidatos de escolas públicas. Outro ponto também divulgado é que a Unicamp não vai usar a nota do Enem como forma de ingresso.

Com isto, os interessados em obter uma das vagas devem fazer o vestibular tradicional. Quando observado o cenário no ano passado, as cotas oferecidas pela Fuvest eram cerca de 45% destinada a este público.

Agora, terá um aumento de 5%, considerando metade a este novo formato. “Esse um fato notável e ele tem que ser registrado com ênfase porque ele revela, demonstra o interesse da USP pela inclusão dos alunos das classes mais desfavorecidas”, detalha diretora-executiva do Fuvest, Prof. Dra. Belmira Bueno, ao G1.

Enquanto na USP, a mudança nas datas para a realização do Enem este ano não tiveram impacto considerável no cronograma estabelecido pela instituição, um dos principais pontos é tornar o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, como principal forma de ingresso.

Segundo dados compartilhados, no próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas na USP, deste número serão 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest.

Já as demais vagas, as 2.905 serão destinadas pela Universidade de São Paulo para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual contempla o Enem.

Nesta quarta-feira (22) também foram atualizadas outras regras, como as questões ligadas as provas específicas. As de artes visuais foram eliminadas e as provas de música e artes cênicas serão on-line.

Inscrições Fuvest

Os interessados devem ficar atentos aos prazos que são de 31 de agosto até 23 de outubro. Taxa de inscrição custa 182 reais. Já os pedidos de isenção ou redução do valor podem ser feitos até a próxima sexta-feira, dia 24.

Por fim, as provas serão aplicadas em duas fases. A primeira, no dia 10 de janeiro, e a segunda nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!