Fortaleza amplia funcionamento dos restaurantes na fase 4 de flexibilização

Diversas cidades no país já iniciaram o processo de flexibilização de atividades durante os últimos meses. Uma das novidades é a ampliação no atendimento e funcionamento de restaurantes em Fortaleza, capital do Ceará.

Fortaleza amplia funcionamento dos restaurantes na fase 4 de flexibilização (Reprodução/Internet)
Fortaleza amplia funcionamento dos restaurantes na fase 4 de flexibilização (Reprodução/Internet)

Na capital cearense, a partir desta quarta-feira (22), a cidade chega a Fase 4 do plano de retomada da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

A chegada foi compartilhada pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo governador Camilo Santana, na última sexta-feira (17).

Com a implementação desta nova fase na cidade, agora os proprietários de restaurantes poderão funcionar também de forma presencial até às 23h, mas seguindo as medidas que incluem apenas 50% da capacidade total.

Porém, mesmo com a ampliação será necessário cumprir outras medidas, a exemplo do uso de máscaras e proteção individual para todos – clientes e funcionários no ambiente fechado e aberto.

O álcool em gel também deverá ser fornecido. Por outro lado, as barracas de praia poderão funcionar apenas das 9h às 16h. Entre os restaurantes e centro de comércio de alimentos, outros meios também foram liberados para funcionarem de forma presencial.

Volta de outros setores em Fortaleza

Entre eles, está os dos setores de turismo e educação, estes, por sua vez, tem a liberação total dos trabalhos presenciais. Mas, ainda continuam suspensas as aulas presenciais e também eventos.

Já as atividades religiosas poderão receber apenas 50% do total de fiéis, considerando o espaço atual do tempo. Ainda há outras medidas que serão analisadas e previstas para a Fase 4, porém, seguem em reavaliação.

As medidas de liberação para estes centros tiveram o aval da prefeitura que destacou que decisão foi tomada levando em consideração a redução do número de casos, de internações e de óbitos causados pela covid-19.

“A partir da próxima segunda-feira, continuaremos a realizar reuniões para a definição de protocolos. Fortaleza caminha dentro do plano de forma sustentável e responsável. Há uma preocupação para que não haja retrocesso”, destaca prefeitura.

Já em relação ao retorno de aulas presenciais, eventos, espetáculos, clubes, bares, cinemas e academias, ainda não tem previsão. Pontos estão sendo discutidos junto as autoridades sanitárias da cidade.