Fila do Caixa TEM pode ser cortada? Entenda como funciona a sala de espera

Os beneficiários do auxílio emergencial, estão desde o início do mês de julho com problemas no aplicativo Caixa Tem. Alguns chegam a ficar em uma fila virtual por horas para entrar no aplicativo.

Fila do Caixa TEM pode ser cortada? Entenda como funciona a sala de espera
Fila do Caixa TEM pode ser cortada? Entenda como funciona a sala de espera(Imagem: Montagem/FDR)

O aplicativo foi criado para os usuários movimentarem o dinheiro do auxílio emergencial, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Porém, também está sendo usado para acessar o aplicativo do FGTS, e isso não tem agradado os usuários. Muitos querem saber se é possível cortar essa fila. 

De acordo com o especialista em tecnologia e inovação, Arthur Igreja, as filas virtuais não são ferramentas novas e são muito utilizadas em venda de ingressos de shows.

Ele explica que isso é uma forma que foi encontrada pelas empresas para evitar que os sites caiam devido a um número de acessos grande.

“Quando você tem um excesso de fluxo de entrada, isso pode até tirar o site do ar. As empresas criaram esse advento, que em vez de o site cair, a pessoa sabe que o site está funcionando, e ela tem uma noção de qual posição da fila ela está.”, disse. 

Segundo o professor do Departamento de Computação do Campus Sorocaba da UFSCar, Fábio Luciano Verdi, de certa forma essa situação poderia ser resolvida caso a empresa comprasse mais servidores ou contratassem serviço de armazenamento em nuvem.

Apesar disso, ele disse que no caso da Caixa, não sabe o que seria mais adequado para melhorar o serviço.

“Talvez o parque tecnológico esteja certo. Talvez seja uma questão de ajuste interno, de balanceamento de carga. Comprar um monte de servidor, às vezes não é o que faria a diferença. Não há como saber ao certo.”,disse.

Já Igreja, acredita que o banco possui limitações, afinal foi a primeira vez que se faz  necessário fornecer um serviço de escalonamento como esse. Segundo ele, esse é um problema recorrente nos aplicativos que possui solução, mas o banco é limitado e está lidando com isso.

Por fim, a conclusão é que não é possível cortar a fila do Caixa TEM. O usuário vai precisar aguardar o tempo mencionado no sistema para ter acesso aos serviços básicos do aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!