Restaurantes e bares reabrem seguindo ESTAS novas regras

Foi iniciado o processo de flexibilização em diversas cidades no país, nos quais os atendimentos presenciais estão retornando em atividades comerciais, incluindo os restaurantes e bares com novas regras.

Restaurantes e bares reabrem seguindo ESTAS novas regras (Reprodução/Internet)
Restaurantes e bares reabrem seguindo ESTAS novas regras (Reprodução/Internet)

Foram definidas pontos específicos para garantir a segurança no atendimento dos clientes. Em São Paulo, algumas regras foram detalhadas para que os estabelecimentos possam atuar sem prejuízos.

Neste sentido, o modelo de restaurante de quilo, muito tradicional no Brasil, na capital paulista, por exemplo, o cliente não pode mais se servir sozinho no buffet de comidas. Outros pontos também envolvem a formação de fila.

Neste sentido, haverá o distanciamento durante as filas e também a marcação adesiva indicando o posicionamento correto. Algumas adaptações devem ser realizadas como a aos critérios de entrega de comida.

Além do uso da máscara que também passa a ser obrigatório. Em São Paulo há pontos específicos nesse caso, como a aplicação de multa nos casos dos estabelecimentos que descumpram esse ponto.

Em Belo Horizonte, comerciantes são contra o retorno nas condições apresentadas pelo governo do estado. Ainda segundo eles, as regras prejudicam ainda mais os negócios. Os profissionais classificam como “insustentável o protocolo”.

Lista completa de regras para funcionamento de bares e restaurantes em BH

• Capacidade máxima de 1 pessoa a cada 7 m², incluindo os funcionários
• Aferir as temperaturas de clientes e funcionários por termômetro digital infravermelho antes da entrada no estabelecimento
• Privilegiar a disposição dos clientes em área externa do estabelecimento e/ou em locais com maior ventilação
• Uma mesa a cada 6,5 m², respeitado o distanciamento mínimo de 2,5 m entre mesas, com no máximo duas cadeiras por mesa
• Máximo de duas pessoas por mesa
• É admitido o uso das calçadas para disposição de mesas mediante licenciamento junto ao município e isolando-se a área para evitar aglomeração e circulação
• Vedado o modelo de self-service. Admite-se serviço com buffet com isolamento dos alimentos em relação aos consumidores e montagem do prato por profissional do estabelecimento devidamente paramentado
• Proibida a abertura de espaços de entretenimento infantil (kids) ou área de lazer, caso o estabelecimento possua
• Funcionários devem vestir uniforme somente no local de trabalho. Uniformes, equipamentos de proteção e máscaras não devem ser compartilhados

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.