Conheça 4 opções de investimentos que NÃO cobram por Imposto de Renda

Os investidores brasileiros ficaram assustados recentemente, pois o ministro da economia, Paulo Guedes, fez alguns comentários sobre a possível tributação de dividendos. Essa preocupação, por parte daqueles que estão habituados a fazer investimentos, foi justificada por eles não saberem qual seria o impacto em suas finanças.

Conheça 4 opções de investimentos que NÃO cobram por Imposto de Renda
Conheça 4 opções de investimentos que NÃO cobram por Imposto de Renda (Foto: Google)

Para aqueles que querem investir, saiba que existem algumas opções que não são tributadas.

Investimentos sem tributação de dividendos

Ações

Saiba que as ações são ótimas opções para aqueles que não querem pagar impostos em cima de seu lucro. Basicamente, se você lucra até R$ 20 mil, não há necessidade de pagar tributos. Já, quando os lucros são acima desse valor, existe o pagamento do Imposto de Renda que fica na faixa dos 15%.

Fundos imobiliários

Nos últimos anos, os fundos imobiliários se tornaram uma boa opção para milhares de investidores. O grande motivo para que isso acontecesse, é justamente, a falta de incidência de impostos em cima dos lucros.

Alguns boatos sugerem que futuramente esse tipo de investimento sofrerá tributação, mas ainda não há nada que comprove isso. Vale ressaltar que, a isenção de imposto não vale sobre a venda da cota do fundo imobiliário.

Poupança

Outra opção e pouco utilizada é a poupança. Lembrando que, recentemente, foi divulgado que a poupança tem tido rendimentos melhores que alguns outros investimentos.

Além disso, essa modalidade não sofre com a cobrança de imposto de renda, o que torna uma ótima oportunidade para investir.

Mesmo assim, é importante verificar se o rendimento está valendo a pena na hora de investir. É importante avaliar se, no momento de investir, o rendimento está maior ou menor que no tesouro direto.

LCIs e LCAs

Dentro da renda fixa existe a opção de lucrar sem pagar imposto. Esses investimentos têm uma característica em comum: financiam obras ou investimentos de infraestrutura que são fundamentais ao crescimento do país.

Basicamente, o investidor empresta um dinheiro para financiar imóveis, e nas LCAs sua grana financia empreendimentos agrícolas.

O ideal é que todos os investimentos sejam analisados antes de que se tome uma decisão. É importante verificar as taxas e rendimentos vigentes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!