Investimento em CDB: Aplicação fácil e rendimento maior que a poupança

Com a queda da taxa básica de juros (selic), as aplicações fixas tradicionais como a caderneta de poupança e os fundos DI estão em baixa. Desse modo, o mercado financeiro começa a migrar para outros serviços, visando obter uma maior rentabilidade, de forma mais segura, tendo em vista a instabilidade econômica motivada pelo novo coronavírus. Entre essas ações, o CDB (Certificado de Depósito de Bancário) passou a ser mais desejado. 

Investimento em CDB: Aplicação fácil e rendimento maior que a poupança (Imagem: Reprodução - Google)
Investimento em CDB: Aplicação fácil e rendimento maior que a poupança (Imagem: Reprodução – Google)

O CDB nada mais é do que um tipo de investimento que tem como base a liquidez diária de instituições financeiras. Por meio dele, seus consultores conseguem render mais do que na poupança, sem apresentar grandes riscos de perda tendo em vista a raridade da falência de um banco.  

Para poder garantir o pagamento de suas linhas de crédito, bancos médios e digitais passaram a levantar recursos por meio da venda de seus CDB’spara assim ter um fundo maior em oferta aos clientes.  

Taxas dos CDBs 

Os investimentos dos CDBs para essa categoria são bem mais altos, tendo em vista que as marcas não estão ligadas a mesma rede de agências e variam mediante a quantidade de correntistas vinculados.  

Para aqueles que desejam ter um retorno a curto prazo, os bancos oferecem um rendimento inferior, com uma liquidez que chega a 106% do CDI (CDI mais 6%). 

De acordo com o presidente da Dsop Educação Financeira, Reinaldo Domingos, esta é a melhor opção são os bancos de segunda linha, que ofertam títulos segurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) com um limite de até R$ 250 mil. 

“Vejo os CDBs de forma positiva, especialmente os de bancos de segunda linha”, afirma o presidente da Dsop Educação Financeira, Reinaldo Domingos.  

Como escolher um CDB  

Para poder aplicar em um CDB o investidor precisa consultar os valores de cada instituição bancária. Há marcas com rendimento de até 140% do CDI, ou seja, os 2,25% da Selic e mais 40% em cima disso.

Nesse caso, a liberação financeira acontece em aproximadamente 12 meses mediante o prazo de vencimento.  

“Se o investidor não planejar, pode ter que resgatar o CDB fora da data e perder todo o rendimento”, afirma Bernardo Pascowitch, fundador da plataforma de comparação de investimentos Yubb. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.