INSS está ligando pra você? Motivo pode ser entrave no pedido do seu benefício

 

PONTOS CHAVES

  • O INSS esta cumprindo as exigências para os pedidos de benefícios
  • O órgão está ligando para os segurados para informar os documentos que estão faltando na solicitação de benefício
  • As agências continuam fechadas até o dia 3 de agosto

Desde quarta-feira (15), os segurados que precisam cumprir exigências para que tenham os seus pedidos de benefícios analisados serão notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por isso, caso receba alguma mensagem ou ligação da Previdência, não deixe de atender. 

INSS está ligando pra você? Motivo pode ser entrave no pedido do seu benefício
INSS está ligando pra você? Motivo pode ser entrave no pedido do seu benefício(Foto:FDR)

Essa notificação de cumprimento das exigências mostra que o cidadão vai precisar entregar alguns documentos ou prestar informações para que essa análise seja realizada.

A notificação será enviada para o celular dos beneficiários, e aqueles que possuem o aplicativo Meu INSS instalado a mensagem vai chegar no aplicativo.

O INSS está entrando em contato por telefone com os segurados que precisam cumprir as exigências.

Aqueles que receberem a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo site ou pelo aplicativo. As ligações são realizadas pela Central 135.

Serão cerca de 300 mil segurados que vão receber um SMS com as orientações sobre como deve ser feito o processo na hora de enviar a documentação.

Ao ser contatado, o segurado vai saber qual o documento ou informação vai ser entregue para a conclusão da análise.

Agências

INSS está ligando pra você? Motivo pode ser entrave no pedido do seu benefício
INSS está ligando pra você? Motivo pode ser entrave no pedido do seu benefício (Foto: Google)

As agências do INSS estão fechadas desde março e estão previstas para abrirem suas portas no dia 3 de agosto. Nessa reabertura será retomado cerca de 80% do atendimento.

Nesta primeira fase, de reabertura gradual, serão priorizados os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Com o retorno destes serviços a ideia é acelerar os processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Na volta, o atendimento será agendado, as pessoas sem agendamento não serão atendidas nas agências para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Como agendar?

Os serviços devem ser marcados pelo Meu INSS, pelo endereço: gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135. 

Meu INSS

Caso o segurado tenha alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), gerar sua senha e aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais.

Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.

O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).

Serviços disponíveis

Por conta da pandemia também é possível enviar o seu laudo para a perícia médica por meio do aplicativo.

Como consultar o benefício?

Sair da versão mobile