Etecs e Fatecs retornarão aulas práticas em agosto com novos protocolos

Instituições de ensino retomam suas atividades em São Paulo. Nessa quarta-feira (15), o Centro Paula Souza (CPS) informou que as aulas práticas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) voltarão a acontecer em modalidade presencial. De acordo com o decreto, os mais de 20 mil alunos retornarão as suas unidades de estudo a partir do mês de agosto. 

Etecs e Fatecs retornarão aulas práticas em agosto com novos protocolos (Imagem: Reprodução - Google)
Etecs e Fatecs retornarão aulas práticas em agosto com novos protocolos (Imagem: Reprodução – Google)

A decisão de retomar as atividades de ensino resultará na aplicação de uma série de protocolos de higiene sanitária para evitar a contaminação do novo coronavírus.

De acordo com o CPS, o processo de retomada acontecerá apenas nas regiões que estão há 14 dias na fase amarela (contágio médio) da quarentena.  

“A partir de meados de agosto, alunos concluintes de cursos que exijam aulas práticas em laboratório terão prioridade no retorno. Os concluintes representam 10% do total de matriculados. Cada unidade de ensino vai decidir se essa retomada é possível, considerando também a exigência de que a região onde fica localizada esteja há 14 dias na fase amarela do Plano São Paulo”, disse a instituição por meio de nota. 

Medidas de segurança nos centros de ensino 

Para poder participar das atividades os alunos deverão utilizar máscaras (obrigatoriamente) e as unidades devem receber apenas 35% da capacidade total de matrículas.

Além disso, será preciso respeitar o distanciamento social e instaurar os seguintes protocolos:  

  • A instalação de tapetes antibacterianos para a higienização de calçados 
  • A instalação de placas de acetato como divisórias nas mesas de laboratório 
  • O uso de lousas e quadros apenas quando os docentes tiverem pincéis e apagadores de uso pessoal 
  • A orientação dos alunos para que não levem material no formato físico para a instituição de ensino, dando prioridade ao uso de arquivos digitais. 

Cursos que retomarão as atividades nas Etecs e Fatecs 

As aulas presenciais acontecerão apenas para as seguintes áreas:  

Etecs: Enfermagem, Farmácia, Prótese dentária, Automação industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Produção de Vidro, entre outros. 

Fatecs: Processos Metalúrgicos, Manutenção de Aeronaves, Hidráulica e Saneamento Ambiental, Automação Industrial, Produção Fonográfica, Mecatrônica Industrial, Agroindústria, Fabricação Mecânica, Biocombustíveis, entre outros. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.