Dataprev finaliza análise de 1,5 milhões de pedidos do auxílio emergencial

Aceitação do auxílio emergencial ainda gera filas de espera. Nessa semana, a Dataprev informou que validou mais de 1,5 milhões de cadastros para o recebimento do coronavoucher. De acordo com a empresa pública, os dados dos beneficiários foram repassados para o Ministério da Cidadania no último dia 9 e devem ser homologados em breve. Desse modo, caberá a Caixa Econômica Federal informar as novas datas de pagamento para esse último lote. 

Dataprev finaliza análise de 1,5 milhões de pedidos do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução - Google)
Dataprev finaliza análise de 1,5 milhões de pedidos do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

Até o momento, os dias dos depósitos do auxílio emergencial para os recém aprovados ainda não foi divulgado. Acredita-se que a liberação deverá ocorrer entre o fim de julho e começo de agosto de forma acumulativa tendo em vista o direito as quatro parcelas.  

Dataprev pontuou ainda que o processamento dos requerimentos feitos entre 17 de junho e 2 de julho já foram validados e enviados para a aceitação do governo federal no último dia 7. Até 2 de julho, já tinham sido aprovados mais de 65,4 milhões de cidadãos. 

Dataprev questiona atraso do governo 

Pressionada para acelerar a aprovação dos cadastros, a Dataprev explicou que sua atuação acontece apenas na primeira parcela do benefício. Nesse caso, mesmo que conclua a análise de todos os inscritos, o pagamento só pode ser liberado mediante a validação do governo federal.  

No que diz respeito a gestão e manutenção nas bases de dados, a responsabilidade do andamento não é da Dataprev, mas sim da Caixa em parceria com demais órgãos do poder público.  

“A Dataprev é parceira tecnológica do Ministério da Cidadania, que é o órgão responsável pela definição das regras de processamento e contestação, bases oficiais a serem utilizadas e valida todos os resultados dos cruzamentos executados”, ressalta. 

Números do auxílio emergencial 

De acordo com dados liberados pela Caixa Econômica, até o momento cerca de 65,2 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo auxílio emergencial. A contabilidade inclui valores referentes as três primeiras parcelas que totalizam uma média de R$ 121,1 bilhões em depósitos.  

A instituição informou ainda que, dos 109,1 milhões de cadastrados registrados, 107,8 milhões já foram aceitos. 860 seguem esperando o período de reanálise e 1,3 milhão permanecem na primeira etapa da aprovação.  

Para poder consultar a situação do benefício, o cidadão deve acessar o aplicativo auxílio emergencial ou o site auxilio.caixa.gov.br. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.