Aceitação do auxílio emergencial ainda gera filas de espera. Nessa semana, a Dataprev informou que validou mais de 1,5 milhões de cadastros para o recebimento do coronavoucher. De acordo com a empresa pública, os dados dos beneficiários foram repassados para o Ministério da Cidadania no último dia 9 e devem ser homologados em breve. Desse modo, caberá a Caixa Econômica Federal informar as novas datas de pagamento para esse último lote.
Até o momento, os dias dos depósitos do auxílio emergencial para os recém aprovados ainda não foi divulgado. Acredita-se que a liberação deverá ocorrer entre o fim de julho e começo de agosto de forma acumulativa tendo em vista o direito as quatro parcelas.
A Dataprev pontuou ainda que o processamento dos requerimentos feitos entre 17 de junho e 2 de julho já foram validados e enviados para a aceitação do governo federal no último dia 7. Até 2 de julho, já tinham sido aprovados mais de 65,4 milhões de cidadãos.
Dataprev questiona atraso do governo
Pressionada para acelerar a aprovação dos cadastros, a Dataprev explicou que sua atuação acontece apenas na primeira parcela do benefício. Nesse caso, mesmo que conclua a análise de todos os inscritos, o pagamento só pode ser liberado mediante a validação do governo federal.
No que diz respeito a gestão e manutenção nas bases de dados, a responsabilidade do andamento não é da Dataprev, mas sim da Caixa em parceria com demais órgãos do poder público.
“A Dataprev é parceira tecnológica do Ministério da Cidadania, que é o órgão responsável pela definição das regras de processamento e contestação, bases oficiais a serem utilizadas e valida todos os resultados dos cruzamentos executados”, ressalta.
Números do auxílio emergencial
De acordo com dados liberados pela Caixa Econômica, até o momento cerca de 65,2 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo auxílio emergencial. A contabilidade inclui valores referentes as três primeiras parcelas que totalizam uma média de R$ 121,1 bilhões em depósitos.
A instituição informou ainda que, dos 109,1 milhões de cadastrados registrados, 107,8 milhões já foram aceitos. 860 seguem esperando o período de reanálise e 1,3 milhão permanecem na primeira etapa da aprovação.
Para poder consultar a situação do benefício, o cidadão deve acessar o aplicativo auxílio emergencial ou o site auxilio.caixa.gov.br.