Renda Brasil pode incluir bônus para diminuir evasão escolar, sugere Maia

Educação em pauta no Renda Brasil. Nessa semana, em reunião com representantes da Fundação Roberto Marinho, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sugeriu propostas com a finalidade de diminuir a evasão escolar. Durante o debate, apresentou números que comprovam que o país perde mais de R$ 214 bilhões com a ausência dos jovens nas escolas e propôs soluções. 

Renda Brasil pode incluir bônus para diminuir evasão escolar, sugere Maia (Imagem: Reprodução - Google)
Renda Brasil pode incluir bônus para diminuir evasão escolar, sugere Maia (Imagem: Reprodução – Google)

Com o lançamento do Renda Brasil, que substituirá o atual Bolsa Família, muito tem se falado sobre a reformulação dos projetos sociais federais. Mediante a essa pauta, Rodrigo Maia vem avaliando as possibilidades de o novo programa incluir o direito a educação de crianças e adolescentes.  

Em debate, o parlamentar explicou que o Brasil vem acrescendo muito com a ajuda do Bolsa Família e do Fundeb (fundo de financiamento da educação básica). No entanto, tais ações ainda não são o suficiente para reduzir o número da desigualdade social, segundo ele. 

— Os desafios não são pequenos e a educação é o maior deles. Temos um estado muito desigual. Discutimos o que seria uma renda básica no futuro, para depois do auxílio emergencial, a herança que teremos desse período de pandemia (…) Será que não devemos estimular o jovem a família dele para que termine o Ensino Básico, até no valor de uma renda mínima no futuro? — ponderou, durante um evento realizado pela Fundação Roberto Marinho (FRM) e o Insper. 

Índices da educação no Brasil 

Para validar sua fala, Maia apresentou números da pesquisa Consequências da violação do direito à educação”, desenvolvida pela FRM e pelo Insper.

De acordo com os dados levantados, anualmente 17,5% dos jovens brasileiros abandonam a escola, totalizando uma média de 575 mil adolescentes de 16 anos sem o ensino fundamental completo.  

Para poder chegar a esse número, o estudo levou em consideração o valor que o governo federal investe na educação e o quantitativo que é desperdiçado quando o processo de formação não é concluído.  

Desse modo, pode-se comprovar que o ministério da educação aplica R$ 90 mil por aluno durante todo o seu ciclo base. Quando ele desiste dos estudos a perda é de R$ 372 mil, quatro vezes maior, tendo em vista a impossibilidade da empregabilidade e remuneração. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.