Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana

Beneficiários do Bolsa Família deverão receber nova quantia do auxílio emergencial. A partir da próxima semana, os cadastrados no projeto social poderão sacar os R$ 600 da quarta parcela de uma única vez. A determinação foi informada pela Caixa Econômica Federal ao explicar que os cidadãos deverão seguir o calendário do programa. Desse modo, os saques precisarão ser realizados entre os dias 20 e 31 de julho, levando em consideração o último digito do NIS. 

Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana (Imagem: Reprodução – Google)

Para os demais cadastrados, os valores do auxílio emergencial serão repassados em quatro parcelas entre os meses de julho e agosto. No entanto, quem for receber pelo Bolsa Família terá acesso a um depósito único.

Desse modo, para o programa o calendário do coronavoucher será finalizado e a partir de agosto serão retomados os valores bases de cada família.  

Como sacar o auxílio emergencial pelo Bolsa Família 

O Ministério da Cidadania reforçou que o procedimento de saque pelo Bolsa Família é o mesmo. O usuário precisará comparecer até uma unidade das casas lotéricas ou agência Caixa tendo em mãos o cartão cidadão.

Para as pessoas que estiverem sem o documento, basta apresentar o RG comprovando a identificação e filiação familiar.  

O prazo de saque é de até 90 dias, caso contrário o valor é retido e fica sujeito ao cancelamento do benefício. É importante ressaltar que, para esse grupo o valor é retirado em espécie e não pelo Caixa Tem.  

Quarta parcela do auxílio emergencial para demais cadastrados 

Para quem solicitou o benefício pelo site ou aplicativo da Caixa, o pagamento acontecerá de duas formas. Primeiro ele ficará disponível em uma poupança digital que deve ser acessada pelo Caixa Tem e depois ficará autorizado para saque. O valor total da quarta parcela também será de R$ 600, repassado em 4 rodadas diferentes. 

As datas exatas de pagamento ainda não foram divulgadas, mas devem acontecer entre a segunda quinzena de julho e ao longo do mês de agosto.

De acordo com o ministério da cidadania e da economia, o cronograma deverá ser finalizado até setembro para que em outubro comece a funcionar o Renda Brasil, novo projeto social do governo federal.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.