Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana

Beneficiários do Bolsa Família deverão receber nova quantia do auxílio emergencial. A partir da próxima semana, os cadastrados no projeto social poderão sacar os R$ 600 da quarta parcela de uma única vez. A determinação foi informada pela Caixa Econômica Federal ao explicar que os cidadãos deverão seguir o calendário do programa. Desse modo, os saques precisarão ser realizados entre os dias 20 e 31 de julho, levando em consideração o último digito do NIS. 

Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família libera 4ª parcela do auxílio emergencial na próxima semana (Imagem: Reprodução – Google)

Para os demais cadastrados, os valores do auxílio emergencial serão repassados em quatro parcelas entre os meses de julho e agosto. No entanto, quem for receber pelo Bolsa Família terá acesso a um depósito único.

Desse modo, para o programa o calendário do coronavoucher será finalizado e a partir de agosto serão retomados os valores bases de cada família.  

Como sacar o auxílio emergencial pelo Bolsa Família 

O Ministério da Cidadania reforçou que o procedimento de saque pelo Bolsa Família é o mesmo. O usuário precisará comparecer até uma unidade das casas lotéricas ou agência Caixa tendo em mãos o cartão cidadão.

Para as pessoas que estiverem sem o documento, basta apresentar o RG comprovando a identificação e filiação familiar.  

O prazo de saque é de até 90 dias, caso contrário o valor é retido e fica sujeito ao cancelamento do benefício. É importante ressaltar que, para esse grupo o valor é retirado em espécie e não pelo Caixa Tem.  

Quarta parcela do auxílio emergencial para demais cadastrados 

Para quem solicitou o benefício pelo site ou aplicativo da Caixa, o pagamento acontecerá de duas formas. Primeiro ele ficará disponível em uma poupança digital que deve ser acessada pelo Caixa Tem e depois ficará autorizado para saque. O valor total da quarta parcela também será de R$ 600, repassado em 4 rodadas diferentes. 

As datas exatas de pagamento ainda não foram divulgadas, mas devem acontecer entre a segunda quinzena de julho e ao longo do mês de agosto.

De acordo com o ministério da cidadania e da economia, o cronograma deverá ser finalizado até setembro para que em outubro comece a funcionar o Renda Brasil, novo projeto social do governo federal.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.