Micro e pequenas empresas endividadas poderão renegociar os débitos; saiba como

Nesta terça-feira (14), o Senado aprovou o projeto de Lei Complementar (PLP) 9/2020 que vai beneficiar as micro e pequenas empresas. Esse projeto facilita a renegociação de dívidas dessas empresas com a União nos termos da Lei do Contribuinte Legal (Lei 13.988, de 2020). 

Micro e pequenas empresas endividadas poderão renegociar os débitos; saiba como
Micro e pequenas empresas endividadas poderão renegociar os débitos; saiba como (Foto: Google)

O texto já passou pela Câmara e agora segue à sanção presidencial. A Lei do Contribuinte Legal foi sancionada em abril deste ano e permite ao governo fazer negociações, as chamadas de transações resolutivas de litígios quanto a dívidas com a União. 

Isso pode ser feito em fase administrativa, judicial ou em fase de créditos inscritos em dívida ativa.

Além disso, foi aprovado pelos senadores também, a criação de uma sede regional do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A sede do banco é em Xangai, na China e foi criado em 2014 durante a 6ª Cúpula dos Brics. 

Na qual é um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objetivo de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nesses países. O texto vai à promulgação.

O relator do projeto no Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), afirmou que a criação de uma sede do banco no Brasil deve aumentar a participação do país nas transações financeiras do bloco. 

Segundo o senador, um escritório regional no Brasil visa intensificar as atividades do NDB no país.

“Devido à distância física com relação à sede do Banco, em Xangai, e à pouca familiaridade de seus funcionários com o arcabouço regulatório e federativo do Brasil, poucos têm sido os projetos do país aprovados, quando comparados aos demais membros”, disse.

Anastasia informou que o Brasil foi contemplado com US$ 621 milhões em empréstimos, referentes a 4 projetos, desde 2015. O valor recebido corresponde apenas a 10,8% da carteira do banco formado pelo bloco de cinco países.

As empresas podem pegar empréstimos por meio do Pronampe, que foi criado para apoiar esses negócios nesse período de pandemia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!