Inscrições Prouni 2020: Veja como se candidatar na seletiva do segundo semestre

Estão abertas desde o último terça-feira (14) as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o Prouni 2020. A segunda edição contempla novas oportunidades no ingresso no ensino superior para estudantes de todo o Brasil.

Inscrições Prouni 2020: Veja como se candidatar na seletiva do segundo semestre (Montagen/FDR)
Inscrições Prouni 2020: Veja como se candidatar na seletiva do segundo semestre (Montagen/FDR)

A abertura das candidaturas foi realizada pelo Ministério da Educação e segue até a próxima sexta-feira (17), às 23h59, exclusivamente pela internet. Os estudantes devem realizar todo o processo sem a necessidade de sair de casa.

Vale lembrar que o Prouni é um dos programas do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de graduação e de formação continuada para universidades particulares de todo o país.

Para esta edição, o MEC detalha que serão ofertadas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior. Deste quantitativo, 60.551 bolsas são integrais e 107.229 bolsas parciais – que corresponde ao benefício de 50% do custeio.

O processo de identificação de cursos que estão com abertura e instituições de ensino que oferecem a oportunidade é todo feito online, através do site do Sisu. Por lá, o candidato também realiza a inscrição.

No sistema durante a inscrição o estudante escolhe até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. De acordo com cronograma, resultado com os selecionados deve ser divulgado em 21 de julho.

Quem pode se inscrever?

Para concorrer a uma das bolsas os interessados devem ficar atentos pois há critérios específicos definidos para aplicação. O principal é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a nota, o candidato será selecionado para o curso, observando um ranking a ser definido. Além disto, ainda serão avaliados a renda familiar do interessado e outros pontos. Veja critérios:

  • Não tiver diploma de graduação
  • Cursou o ensino médio completo em escola da rede pública
  • Ou cursou o ensino médio completo em instituição privada como bolsista
  • Candidatos com algum tipo de deficiência
  • Professores que atuam da rede pública de ensino

Calendário Prouni 2020

  • Abertura das inscrições: 14 de julho
  • Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59)
  • Primeira chamada: 21 de julho
  • Segunda chamada: 4 de agosto
  • Lista de espera: 24 de agosto
  • Para mais informações, leia o edital completo

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA