Nesta semana, várias localidades do estado de São Paulo reabrem os setores da economia. Os próximos dias ficarão marcados com a maior retomada econômica desde o início da pandemia do novo coronavírus que aconteceu em março.
Serão sete regiões do interior e duas sub-regiões da Grande São Paulo que reduzem as restrições de circulação das pessoas. Na capital paulista, os parques e academias voltam a operar.
O governador João Dória (PSDB) fez o anuncio da flexibilização na última sexta-feira, 10, e alegou que estas liberações só foram possíveis porque o estado está no nível platô. Isso significa uma estabilidade na quantidade de mortes registradas a cada semana ocasionadas pela doença.
Ao considerar o último mês, é possível ver que as mortes pela Covid-19 em São Paulo está em uma média de 1.700 por semana. Entre a antepenúltima e a última semana, uma pequena queda de 3% foi detectada.
Outro índice que contribuiu para o avanço de fase do Plano São Paulo, foi a taxa de ocupação de leitos de UTI que atualmente está em 60% no estado e na região metropolitana.
Desde ontem (13), as cidades de Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba avançaram da fase mais restrita, a 1 (vermelha), para a 2 (laranja).
Desta forma, podem reabrir comércio de rua e shoppings, com capacidade limitada de 20% e funcionamento por 4 horas, caso abra todos os dias.
Já a Baixada Santista e o Vale do Ribeira saltaram da fase 1 direto para a fase 3 (amarela), permitindo assim a reabertura do comércio de rua e shopping, mas com capacidade de 40%. Nesta etapa, bares e restaurantes também podem funcionar, além das academias.
As regiões de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Osasco e Barueri também começaram a semana avançando para a terceira fase do Plano São Paulo.
Na última atualização das fases da quarentena, a capital paulista permaneceu na fase amarela 3.
O Parque do Ibirapuera e outros 69 parques municipais foram reabertos com restrições. A capacidade está limitada a 40% e a entrada é controla. O uso de máscara é obrigatório e as atividades em grupo continuam proibidas.
Importante ressaltar que mesmo com tantas liberações no estado, algumas regiões ainda sofrem para conter o avanço do coronavírus e permanecem na fase vermelha como Campinas, Araçatuba, Franca e Ribeirão Preto.