Por conta do novo coronavírus, Unesp anuncia novas datas para o vestibular 2021

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou as novas datas para o vestibular 2021. Para evitar uma aglomeração, a primeira fase do exame contará com duas provas, que serão aplicadas nos dias 30 e 31 de janeiro. A segunda fase será realizada no dia 28 de fevereiro

Por conta do novo coronavírus, Unesp anuncia novas datas para o vestibular 2021
Por conta do novo coronavírus, Unesp anuncia novas datas para o vestibular 2021 (Imagem: Reprodução Google)

O adiamento do vestibular da Unesp se deu devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desse modo, a primeira fase será com duas provas, com o objetivo de separar a quantidade dos estudantes. 

Isto é, os vestibulandos serão divididos em dois grupos diferentes. É o que informa professor Antonio Nivaldo Hespanholm, diretor-presidente da Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). 

Serão duas provas de conhecimento gerais equivalentes em termos de conteúdo e dificuldade. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas“, diz Hespanholm. 

A primeira etapa do vestibular ficou dividida em:

30 de janeiro: candidatos da área de Biológicas

31 de janeiro: candidatos da área de Humanas e Exatas

De acordo com estudos realizados pela Vunesp, os candidatos da área de Biológicas representam mais da metade dos inscritos do vestibular. Assim, poderão ser equacionados a separação dos candidatos dessa área com os candidatos das áreas de Humanidades e Exatas. 

Além de evitar aglomeração, também maximiza o uso do espaço físico”, diz o diretor-presidente da Vunesp.

A primeira fase seguirá no mesmo formato das provas realizadas anteriormente. Serão 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase foi reduzida para apenas um dia será em um só dia (28 de fevereiro). Os detalhes serão divulgados em breve pela Unesp. 

Enem 2021

As datas das provas foram definidas de forma que não houve conflito com Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Também foram escolhidas para não colidirem com os vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Além disso, a Unesp informou que avaliará a possibilidade de aproveitamento das notas do Enem no vestibular do próximo ano. Os detalhes serão definidos nos colegiados da instituição, ainda sem uma data especificada. 

Cronograma do vestibular 2021 Unesp

Por enquanto ainda não há um cronograma exato com as datas das inscrições. Mas, conforme informado pela Unesp, os detalhes do vestibular para ingresso nos cursos de graduação serão definidos após reuniões com os órgão colegiados.