Greve dos entregadores pode ter 2ª paralisação hoje (14) em todo Brasil!

Nesta terça-feira (14), foi convocada uma greve dos entregadores de aplicativo, como Uber Eats, iFood e Rappi. O pedido foi feito pelo Sindicato dos Motoboys de São Paulo (Sindimoto) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Greve dos entregadores pode ter 2ª paralisação hoje (14) em todo Brasil!
Greve dos entregadores pode ter 2ª paralisação hoje (14) em todo Brasil! (Foto: Google)

Essa é a segunda paralisação da categoria em menos de 15 dias. Desta vez, o movimento não terá as lideranças difusas do “Breque dos Apps”, que foi a paralisação que reuniu, em 1º de julho, milhares de trabalhadores de várias partes do País.

A paralisação deve começar às 9 da manhã, em frente ao Sindimoto, no Brooklin, zona sul da capital paulista.

Ao meio-dia, os motoboys devem seguir para a Câmara Municipal, local em que vão se manifestar contra o projeto de lei 130/2019, que é de autoria do vereador Camilo Cristófaro (PSB).

Neste projeto, é regulamentado o motofrete, o microempreendedor individual e os aplicativos.

Depois lá para umas 16 horas, os entregadores vão se concentrar no TRT, que fica na Rua da Consolação.

O protesto tem motivos semelhante à do anterior. Nas reivindicações a categoria deseja que tenha a definição de uma tabela mínima de cobrança pelo serviço, e o aumento do percentual repassado aos motoboys pelas entregas. 

Além disso, eles querem que sejam fornecidos os EPI´s para a sanitização e contratação de seguros de vida, contra acidente, roubo, furto de moto e uma licença remunerada para aqueles que foram contaminados pelo Covid-19, no exercício da função.

Foi incluído também por sindicalistas o tema de reconhecimento de vínculo trabalhista, que já resultou em sentenças desfavoráveis em segunda instância aos entregadores.

Esse vínculo trabalhista também não é de comum acordo entre os motoboys e explica uma terceira paralisação que está agendada para o próximo dia 25. Esse novo movimento, foi convocado por líderes como Paulo Lima, dos Entregadores Antifascistas, e Diógenes Souza, que lidera os grupos de WhatsApp em São Paulo.

Amanhã será realizada a primeira reunião de conciliação entre entregadores e empresas de aplicativo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2.ª Região, em São Paulo. Essa conciliação será realizada por meio de audiência virtual.

Na segunda-feira (13), o iFood pediu para que o encontro fosse adiado, alegando falta de tempo de preparação da argumentação dos apps. Apesar disso, o TRT não se pronunciou sobre o pedido.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!