Dólar e bolsa de valores voltam a subir após otimismo nos EUA

Semana de acréscimos no mercado financeiro. Nessa segunda-feira (13), o dólar registrou uma alta de 1,28%, tendo seu valor contabilizado em torno de R$ 5,38. No que diz respeito a Bolsa de Valores de São Paulo (B3), também houveram alterações. O pregão ficou acima dos 100 mil pontos, mas ainda assim registrou uma queda de 1,33% em seu fechamento, registrado com 98.697 pontos. 

Dólar e bolsa de valores voltam a subir após otimismo nos EUA (Imagem: Reprodução - Google)
Dólar e bolsa de valores voltam a subir após otimismo nos EUA (Imagem: Reprodução – Google)

Na manhã desta terça-feira (14), o dólar iniciou o dia valendo R$5,42. De acordo com os especialistas do mundo financeiro, o principal motivo para a valorização do dólar é a retomada econômica dos Estados Unidos.

Com a reabertura dos setores, depois de um período de crise motivado pela pandemia do novo coronavírus, o país começou a anunciar planos de recuperação gerando uma sensação de otimismo por parte dos investidores.  

No Brasil, o cenário não é tão positivo assim e acaba por reforçar um maior distanciamento entre as ações de recuperação econômica. Atualmente, o real está entre as divisas de pior desempenho do mundo. Conforme explicam os economistas, a desvalorização da moeda se dá mediante a atual crise brasileira motivada pelo covid 

Enquanto os Estados Unidos começa a planejar sua retomada no mercado com projeções positivas, o Brasil segue ainda com um número alto de infectados, setores econômicos paralisados e problemas nas liberações dos projetos sociais.  

Recuperação do dólar é instável  

No entanto, é preciso ficar atento. Analistas reforçam que a retomada no EUA não significa uma segurança para as aplicações.

Uma vez em que determinadas regiões, como a Califórnia, volta a fechar seu comércio mediante a proliferação da doença, sinais de alerta surgem para com o país como um todo. 

Isso significa que, sendo ainda diretamente afetado pela pandemia, os Estados Unidos ainda deverá registrar quedas em suas bolsas.  

 A Bolsa no Brasil vinha em mais um dia acima dos cem mil pontos. No exterior também havia um avanço, indicando que as empresas podem trazer bons resultados financeiros. Porém, a notícia de que o comércio na Califónia vai fechar por conta da Covid-19 azedou os ânimos – avaliou  Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.