Urgente! Prorrogado prazo para sacar PIS/PASEP do lote 2019-2020

Foi prorrogado pela Caixa Econômica, o período para o saque do abono salarial do PIS/PASEP (Ano Base 2018). De acordo com a instituição, dois milhões de trabalhadores não realizaram o saque, totalizando 1,3 bilhão de reais disponíveis.

Urgente! Prorrogado prazo para sacar PIS/PASEP do lote 2019-2020
Urgente! Prorrogado prazo para sacar PIS/PASEP do lote 2019-2020 (Imagem FDR)

A data limite para o saque era 29 de maio, portanto tem direito ao saque do abono, todos aqueles que não realizaram o saque até a antiga data-limite. Agora, estes trabalhadores terão a chance de sacar o valor no calendário 2020/2021.

As novas datas estipuladas para os saques seguem o mesmo calendário previsto para este ano, que foi organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador quando estes forem da iniciativa privada inscritos no PIS, ou conforme o final do número de inscrição para servidores e militares do Pasep.

O abono do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o pagamento do Pasep é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Os clientes da Caixa e do BB, tiveram o crédito depositado automaticamente em suas contas, então estes, não tem mais o que sacar.

O que acontece é que muitos trabalhadores não são clientes destes bancos e vão precisar sacar o dinheiro no guichê. Este saque poderá ser realizado até o dia 17 de março de 2021.

Mesmo quem não efetuar o saque no novo prazo, poderá fazê-lo posteriormente, já que o prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP é de até cinco anos, sem necessidade de determinação judicial.

O valor pago pelo PIS/PASEP pode ser de até um salário mínimo atualmente em R$1.045 e varia de acordo com os meses trabalhados com carteira assinada no ano-base (nesta situação falamos do ano de 2018, já que se trata do calendário antigo de 2019/2020).

Deste modo, quem trabalhou com carteira assinada por um mês em 2018 receberá 1/12 do piso nacional. O valor de um salário mínimo completo só será pago por quem trabalhou durante todo o ano.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais e trabalhou com remuneração e carteira assinada durante, pelo menos, 30 dias em 2018.

É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.