Contestação do auxílio emergencial tem número impressionante de pedidos

Reprovações do auxílio de R$600 viram pauta principal na Defensoria Pública da União (DPU). De acordo com os dados divulgados no último balanço do coronavoucher, há mais de 43 mil pedidos de contestação do auxílio emergencial em andamento. As solicitações são realizadas por aqueles que tiveram a documentação negada no cadastro do benefício e passaram a ser feitas mediante a acusações de falhas pela Dataprev

Contestação do auxílio emergencial tem número impressionante de pedidos em SP (Imagem: Reprodução - Google)
Contestação do auxílio emergencial tem número impressionante de pedidos  (Imagem: Reprodução – Google)

A Dataprev é a empresa responsável por aprovar os cadastrados no auxílio emergencial. No entanto, seu serviço vem sendo questionado uma vez em que milhares de brasileiros alegam estarem enquadrados nas regras da MP que consolida o benefício e ainda assim não são aceitos.  

Outro ponto crucial para amplificar os pedidos de revisão foi a aceitação de mais de 7 mil militares que estavam recebendo os valores do auxílio emergencial indevidamente. Desse modo, mediante a desorganização na administradora pública, a DPU tomou posse do processo de fiscalização, desde o último dia 16.  

Número de contestações até o momento 

De acordo com os últimos dados liberados pela DPU, foram solicitadas mais de 43 mil revisões. Desse total, 12,5% viraram processos judiciais, contabilizando aproximadamente 5,470 ações registradas até o último domingo (5).  

Somente em São Paulo, há mais de 570 processos. Em Minas o quantitativo é de 426, no Rio de Janeiro há 631 ações e em Vitória 265. Nacionalmente, já foram feitos mais de 131.105 atendimentos, sendo 9.471 na capital paulistana. 

Sobrecarga de trabalho 

Responsável por essa fiscalização, a DPU informou que não há servidores o suficiente para atender o total de demandas atuais. De acordo com o órgão, o governo federal precisa fornecer assistência jurídica, como uma espécie de força tarefa, para que as análises sejam encerradas. 

“Diversos defensores públicos federais, independentemente de ofício original de especialidade, estão dedicados à atuação diária nos casos referentes ao auxílio emergencial. São defensores da área criminal e da área previdenciária que passaram a reforçar a equipe da área cível em uma verdadeira força-tarefa“, afirmou em nota. 

“É importante ressaltar que a DPU é instituição autônoma, com previsão constitucional, e não faz parte do governo federal. A missão do órgão é defender o cidadão de baixa renda, aquele que não tem condições de pagar os serviços de um advogado“, conclui a Defensoria. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.