Caixa TEM falha mais uma vez e bloqueia uso do FGTS e auxílio emergencial

Nesta segunda-feira (6), o aplicativo Caixa Tem, criado pela Caixa Econômica Federal para permitir que os beneficiários usarem o auxílio de R$600 e o FGTS emergencial, continuava apresentando falhas. Desde a última quinta-feira (2), os usuários do aplicativo relatam problemas.

Caixa TEM falha mais uma vez e bloqueia uso do FGTS e auxílio emergencial
Caixa TEM falha mais uma vez e bloqueia uso do FGTS e auxílio emergencial (Foto:Google)

Dentre as reclamações estão a fila para poder acessar o aplicativo, e a dificuldade para realizar o pagamento das contas por meio dele.

De acordo com os trabalhadores, ontem, ao acessar o aplicativo o sistema informa que o atendimento deve ser feito das 7 horas até as 21 horas.

Apesar disso, o trabalhador não consegue utilizar o serviço mesmo que o acesso seja feito neste período. 

Em alguns casos, o aplicativo exibe a mensagem para o trabalhador realizar uma nova tentativa mais tarde. 

Na quinta-feira (2), o banco reconheceu a falha do aplicativo, mas disse que o sistema já tinha voltado a funcionar. Porém, o alto número de acessos fez o próprio app sair do ar por alguns minutos ao longo do dia.

Na sexta e sábado, o aplicativo continuou com problemas. A Caixa informou que alguns dos seus serviços poderiam apresentar falhas, pois na primeira semana do mês, acontecem os processamentos de fechamento e início de um ciclo.

Isso, somado aos lançamentos dos créditos dos benefícios emergenciais, INSS e folha de pagamento que sobrecarregam o sistema da Caixa.

Na segunda-feira (6), a Caixa informou que “o aplicativo Caixa Tem está disponível durante 24h pelos sete dias da semana. Contudo, devido ao alto volume de acessos, pode apresentar intermitência momentânea em alguns serviços. A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde.” 

Além disso, o banco disse que os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações, mesmo com as falhas. “Até 4/ de julho, foram efetivados com sucesso 17,4 milhões de pagamentos com boleto”, informou o banco.

Caixa TEM bloqueia os benefícios

O aplicativo é a única forma que os cidadãos têm de usar o seu auxílio emergencial e o FGTS, pelo menos por enquanto. No sistema está autorizado o pagamento de boletos, compras virtuais com o cartão de débito e uso em maquininhas de cartão com o QR Code. 

Apenas a partir de 18 de julho para o auxílio emergencial, e 25 de julho para o FGTS, é que o dinheiro poderá ser transferido para outra conta. Ainda assim, será necessário usar o Caixa TEM para fazer o repasse.