Academias retornam aulas no DF mas movimento desanima os empresários

Devido a pandemia do coronavírus, as academias do Distrito Federal ficaram 114 dias fechadas. A partir de hoje (7), elas estão autorizadas a reabrir, porém até o momento o que seu viu foi um baixo movimento de clientes.

Academias retornam aulas no DF mas movimento desanima os empresários
Academias retornam aulas no DF mas movimento desanima os empresários (Imagem: Google)

Na unidade da Smart Fit que fica na 407 Norte, o dia começou sem nenhum aluno presente. Já a unidade da 305 Norte, alguns alunos apareceram para se exercitar por volta das 7h40.

Um movimento bem diferente se comparado ao que de fato seria uma movimentação considerada normal ao dia a dia da academia.

No estúdio de Pilates Club 4 e no Connect Funcional, que ficam no subsolo da 305 Norte, o espaço estava todo adaptado seguindo as recomendações de segurança para receber os clientes. A sócia proprietária Odjane Argolo informou ao portal Metrópoles que, neste primeiro momento, o atendimento só é feito com hora marcada.

A academia seguirá com as aulas pela internet para os alunos que não se sentem seguros para se dirigir as unidades e treinar no local.

Novas regras para o “novo normal”

Seguindo as novas regras, as academias podem atender os alunos de acordo com alvará expedido.

Uma série de cuidados foram recomendados para a reabertura, incluindo a aferição de temperatura de alunos e funcionários ao longo do expediente, o distanciamento mínimo de 2 metros entre os equipamentos de ginástica, suspensão das aulas coletivas, e a higienização constante do espaço.

Os funcionários, professores e alunos também precisam usar a máscara de proteção facial, obrigatoriamente. Produto de higienização dos aparelhos precisam estar disponíveis e o álcool em gel 70%.

Reabertura gera preocupação

A infectologista Ana Helena Germoglio do Hospital de Águas Claras, avalia que o momento é delicado para a volta do funcionamento das academias, já que no Distrito Federal a taxa de ocupação de leitos de UTI atinge 85%. Por isso, ela alerta para os cuidados que cada um deve tomar ao retornar as suas atividades em academias.

“Idealmente, as academias devem ter agendamento de horários para evitar a lotação normal. O recomendado é que não tenham aulas em grupos. Os estabelecimentos devem não somente instalar compartimentos de álcool nas paredes como também utilizar borrifadores para higienizar imediatamente o aparelho na troca de pessoas”, aconselhou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.