Etec e Fatec cancelam vestibular! E agora, como será possível estudar nas instituições?

Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de São Paulo informaram que vão substituir o vestibular tradicional por análise de histórico escolar. A mudança no processo de seleção já está valendo para o segundo semestre de 2020.

Etec e Fatec cancelam vestibular! E agora, como será possível estudar nas instituições?
Etec e Fatec cancelam vestibular! E agora, como será possível estudar nas instituições? (Imagem: Google)

A informação foi confirmada pelo Centro Paula de Souza, que administra as instituições, e considera as medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado.

O processo seletivo vai considerar as notas atribuídas aos estudantes antes do período de pandemia, para que não sejam prejudicados.

Ao todo, 296 instituições vão adotar o novo modelo, sendo 223 Etecs e 73 Fatecs, distribuídas por 322 municípios.

As instituições são as primeiras públicas de São Paulo a anunciarem mudanças no vestibular por causa da situação atual.

Sem vestibular, como serão os processos seletivos da Etec e Fatec?

As inscrições para o processo seletivo das Etecs começa amanhã (7) e segue até dia 21 de julho, no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Os interessados precisam ler atentamente o Manual do Candidato antes de confirmar a inscrição. A taxa a ser paga é de R$ 19.

A lista de classificação geral e dos convocados para a prova de aptidão dos cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro será divulgada no dia 3 de agosto.

No dia 5, será a aplicação da prova de aptidão para os cursos definidos e o resultado geral será divulgado no dia 7 de agosto.

A primeira lista de convocação e matrícula será publicada nos dias 10 e 11 de agosto e a segunda lista no dia 12 de agosto. A documentação para matrícula também está disponível no site.

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs podem ser feitas pelo site oficial entre os dias 8 e 22 de julho.

A taxa a ser paga é de R$ 39. Na página, também é possível consultar prazos, unidades e cursos ofertados, documentação exigida para matrícula, entre outras informações. A classificação geral será divulgada no dia 10 de agosto.

As Etecs oferecem 185 cursos de ensino médio, técnico integrado ao médio e no ensino técnico, com habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica, com foco nos setores produtivos.

Já as Fatecs possuem mais de 80 cursos de graduação tecnológica, em diferentes áreas, como Construção Civil, Tecnologia da Informação, Mecânica, Informática, Turismo, entre outras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!