O Centro Paula de Souza informou que vai alterar o processo seletivo do segundo semestre de 2020, substituindo o vestibular tradicional por análise de histórico escolar. A instituição é responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais de São Paulo. A mudança considera o cenário atual, sem atividades presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus.

Atenção! Etecs e Fatecs eliminam vestibular; como vão funcionar os processos seletivos?
Atenção! Etecs e Fatecs eliminam vestibular; como vão funcionar os processos seletivos? (Imagem: Google)

Em nota, o Centro afirmou que a mudança do critério foi necessária para preservar a saúde dos candidatos e atender ao distanciamento social recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

A instituição também esclareceu que vai considerar as notas atribuídas aos estudantes antes do período de pandemia, para que não sejam prejudicados.

Como vão funcionar os processos com o fim do vestibular?

As Fatecs e Etecs são as primeiras instituições públicas de São Paulo a anunciarem mudanças no vestibular por causa da pandemia. O ingresso dos estudantes é para o segundo semestre de 2020.

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs podem ser feitas pelo site oficial entre os dias 8 e 22 de julho.

Na página, também é possível consultar prazos, unidades e cursos ofertados, documentação exigida para matrícula, entre outras informações. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto.

No caso dos alunos que pretendem ingressar em uma das Escolas Técnicas (Etecs) do estado, o site para inscrição é o www.vestibulinhoetec.com.br.

O prazo começa no dia 7 e segue até 21 de julho. Os interessados precisam ler atentamente o Manual do Candidato antes de confirmar a inscrição.

A lista de classificação geral e dos convocados para a prova de aptidão para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro será divulgada no dia 3 de agosto.

No dia 5, será a aplicação da prova de aptidão para os cursos definidos e o resultado geral será divulgado no dia 7 de agosto.

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo presente em 322 municípios. A instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), com mais de 300 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores  tecnológicos.

As Etecs oferecem 185 cursos, voltados aos os setores produtivos. Já as Fatecs atendem oferecem mais de 80 cursos de graduação tecnológica, em diferentes áreas, como Construção Civil, Tecnologia da Informação, Mecânica, Informática, Turismo, entre outras.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do portal FDR, na editoria de educação e carreiras.