São Paulo inicia fase laranja da flexibilização com lojas abertas por 6 horas

Alguns municípios de São Paulo vão avançar para a fase laranja do plano de flexibilização. O governo deve publicar um decreto que permite a ampliação do funcionamentos dos estabelecimentos. 

São Paulo inicia fase laranja da flexibilização com lojas abertas por 6 horas
São Paulo inicia fase laranja da flexibilização com lojas abertas por 6 horas (Foto:Google)

Essa mudança é opcional e os comércios vão poder funcionar pelo período de 6 horas diárias, ou seja, duas horas a mais do que o horário de funcionamento atual. Porém, os comércios terão de ficar fechados por três dias da semana.

Hoje, o comércio pode abrir pelo período de 7 dias da semana. mas podem funcionar apenas por 4 horas diárias

Na coletiva, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que “Nós fizemos a avaliação da operação que existe hoje recomendada de 4 horas com o funcionamento de 20% da capacidade e o ponto que o Centro de Contingência colocou aqui como opcional seria o funcionamento por seis horas durante 4 dias úteis, operando 4 dias, fechando 3 dias, para que isso viabilize um melhor planejamento do comércio e garantindo a segurança no aspecto de saúde.”, afirmou.

Hoje, as regiões do interior do estado e parte da grande São Paulo estão na fase vermelha. O avanço para o novo nível de reabertura prevê a retomada com restrições a comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Os demais serviços não essenciais continuam fechados. 

Essa é considerada a zona de controle, no qual a taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80%.

Apesar disso, a decisão não é uma regra, ela vai ser analisada mensalmente e pode retroceder, se acontecer do número de casos de coronavírus aumentar.

Os cinco critérios para permitir o avanço para uma outra fase tem como base a classificação das regiões são: ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), total de leitos por 100 mil habitantes e novas internações, casos e mortes na semana em comparação à semana anterior.

A mudança dos níveis de abertura divididas por cores foi uma forma que o governo do estado encontrou para organizar a volta do comércio. A cada novo avanço os lojistas e empresários devem cumprir medidas mais rígidas de higienização, a fim de evitar que os índices de contaminação subam.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.