Juros do cheque especial é reduzido para 1,8% na Caixa

Na noite desta quinta-feira (2), o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães anunciou que a Caixa reduziu a taxa de juros do cheque especial de 2,9% para 1,8% ao mês. O anúncio em uma transmissão ao vivo ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Juro do cheque especial é reduzido para 1,8% na Caixa
Juro do cheque especial é reduzido para 1,8% na Caixa (Foto: Google)
publicidade

A taxa média do cheque especial no bancos do país fechou o mês de junho com 6,67% ao mês, segundo os dados do Banco Central, que equivale a 117% ao ano. A nova taxa da Caixa, de 1,8% ao mês, isso equivale a 2,39% ao ano.

O presidente do banco disse que essa é a menor taxa de juros, mais baixa que a do crédito pessoal.

Ele ainda acrescentou que espera que essa taxa possa ser menor ainda, já que a taxa de juros básicos, a Selic, foi cortada na última reunião da Copom e estagnou em 2,25% ao ano, atingindo o seu menor patamar em toda a sua história. De acordo com ele, ainda é possível reduzir e manter a rentabilidade do banco. 

O presidente Jair Bolsonaro comentou que não quer que os brasileiros se endividam ou entrem para o cheque especial, porém recomendou que aqueles que precisem desse tipo de empréstimo recorreram a Caixa.

Como eu não entendo de economia e tá dando certo, quero continuar não entendendo”, afirmou o presidente após dizer que “alguns dizem que taxa Selic vai baixar mais ainda”.

Taxa média do cheque especial – em % ao mês

O quadro abaixo mostra quanto os bancos estão cobrando mensalmente em juro do cheque especial. Veja que o valor varia a depender da instituição.

Banco Taxa
Caixa Econômica 4,38
Bancoob 4,48
Banco do Nordeste 4,85
BRB 5,73
Banestes 5,74
Banco Inter 6,00
Banpará 6,20
Banco Pan 6,25
Banco Safra 7,45
Banco C6 7,56
Banco do Brasil 7,58
Itaú 7,63
Bradesco 7,88
Santander 7,95
Original 8,00
Banco da Amazônia 8,22

Fonte: Banco Central. de 10/06 a 17/06

Participam da live, além de Guimarães, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário da Pesca, Jorge Seif. O presidente da Embratur, Gilson Machado, também estava presente e iniciou a transmissão tocando sanfona.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.