Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas abertas

Trabalhadores do Paraná ganham ferramenta online para solicitar seguro desemprego. Mediante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho decretou o fechamento das agências do trabalhador e está orientando os cidadãos a resolverem suas pendências via plataformas digitais

Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas de emprego (Imagem: Reprodução - Google)
Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas de emprego (Imagem: Reprodução – Google)

Quem quiser se candidatar a vagas de emprego ou então solicitar algum pagamento, deve fazer isto por meio do aplicativo Sine Fácil. O serviço é gratuito e já está disponível.  

Visando evitar o contágio do vírus, a administração pública passou a reformular a aplicação de alguns serviços. Desse modo, para se candidatar a vagas ou fazer a solicitação do seguro desemprego, além do app, o trabalhador deve acessar o site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo próprio site da Secretaria da Justiça (www.justica.pr.gov.br/trabalho). 

Como utilizar a plataforma 

No Sine Fácil o procedimento é simples. Basta criar um cadastrado através de sua documentação social e solicitar o QRCode de validação por meio do chat do trabalhador. O atendimento vem sendo feito realizado pela secretaria e tem resposta automática. 

“O Chat do Trabalhador é um canal de comunicação e orientação entre os trabalhadores e os profissionais das Agências do Trabalhador nos momentos de dificuldade durante o passo a passo nas ferramentas digitais, e pode ser usado não só para gerar este QRcode, como para qualquer outra dúvida relacionada a trabalho”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Eder Colaço.  

Solicitação do seguro desemprego 

No caso da solicitação do seguro desemprego, o usuário deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O procedimento está explicado logo abaixo:  

  • Baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou Apple Store;  
  • Depois fazer o cadastro no portal www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho e criar um “login” e senha;  
  • Acessar os serviços digitais para o Seguro-desemprego, e selecionar a opção Requerer o Seguro-desemprego;  
  • Na tela seguinte, clicar na função Solicitar Seguro-desemprego;  
  • Informar o número do Requerimento do Seguro-desemprego fornecido pelo empregador e clicar em localizar;  
  • Conferir se as informações estão corretas, concordar com os termos e clicar em concluir;  
  • Confirmar a solicitação do benefício;  
  • Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA