Caí na malha fina do IRPF 2020, e agora? Veja como regularizar!

O prazo para a entrega do Imposto Renda Pessoa Física acabou na última terça-feira (30), e mais de 1 milhão de declarações caíram na malha fina do IRPF 2020, segundo informações da Receita Federal. Saiba aqui como regularizar a sua declaração.

Caí na malha fina do IRPF 2020, e agora? Veja como regularizar!
Caí na malha fina do IRPF 2020, e agora? Veja como regularizar! (Foto: FDR)

Esse número de retenção é correspondente a mais ou meno 3% do total de 30,9 milhões de declarações de IRPF que foram enviados para a Receita.

Os motivo dos contribuintes terem caído na malha fina do IRPF 2020 foi a omissão de rendimentos, isso resultou em 42,2% das retenções.

A segunda causa das retenções são o conjunto de deduções, que foram 33,3% dos casos. Principalmente de despesas médicas sem comprovação, o que faz com que a Receita mande para a malha fina.

Porém, muitas outras causas podem fazer o contribuinte ser prejudicado, como por exemplo, omissão de rendimentos, falta de comprovação de renda ou erro de digitação. 

Os contribuintes que caíram na malha podem verificar a sua situação no site da Receita. Após entrar procure no menu, clique em e-CAC.

Porém, para acessar o extrato da declaração é preciso usar o código de acesso que é gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por uma autoridade autorizada.

Ao acessar o extrato, é preciso prestar atenção na seção “Pendências de malha”. É aí que o contribuinte consegue identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência para ser regularizada.

Se a declaração esteja retida em malha fiscal, o contribuinte encontrará, nessa seção, links para verificar com detalhes o motivo, além de poder consultar orientações para correção.

Caso constate um erro na declaração apresentada, o contribuinte poderá regularizar sua situação apresentando uma declaração retificadora.

Caso não haja erros na declaração apresentada e todos os documentos corretos, o contribuinte pode esperar pela intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal, para resolver os problemas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!