IRPF 2020: Aprenda a retificar a sua declaração dentro do prazo

Contribuintes do IRPF 2020 precisam ficar atentos aos prazos de retificação estipulados pela Receita Federal. As pessoas que enviaram as declarações do Imposto de Renda com erros, devem reajustar suas informações. Para isso, é preciso gerar uma nova declaração também conhecida como retificação. O procedimento deve ser feito dentro de um prazo de até 5 anos e pode resultar em problemas com a contabilidade pública.  

IRPF 2020: Aprenda a retificar a sua declaração dentro do prazo (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF 2020: Aprenda a retificar a sua declaração dentro do prazo (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder gerar a retificação do IRPF 2020 é simples. O primeiro passo é acessar o Programa Gerador da Declaração e selecionar a opção ‘Declaração Retificadora’.

Feito isto, o usuário deverá se conectar a declaração já enviada, realizando assim as alterações desejadas. Basta preencher o formulário com os dados corretos e assim envia-los novamente para a Receita Federal.  

Pontos de atenção na retificação 

Antes de enviar uma nova declaração é preciso ficar atento. A Receita explica que, o documento tem a mesma validação da primeira versão. Isso significa que, caso tenham novos erros, faltas de informes de renda, entre outros pontos, o cidadão pode ter seu nome na malha fina ou na dívida ativa em caso de falta de pagamento.  

“Na declaração retificadora o contribuinte pode retificar tudo, inclusive a renda, além de incluir qualquer recibo médico que por ventura tenha esquecido ou excluir alguma informação que ele percebeu ter informado com erro”, explicou o professor Claudio Sameiro, coordenador do curso de pós-graduação na área contábil da Universidade Veiga de Almeida. 

Samerio orienta ainda que, mesmo com o prazo de até 5 anos, o recomendado é fazer as correções o quanto antesSe for um dado relevante ele tem que fazer [a retificação] rápido, porque a correção pode até aumentar o que ele terá de restituição ou diminuir o valor do imposto a pagar”, enfatizou.  

Sobre o IRPF 2020 

O envio das declarações iniciais do IRPF 2020 foi finalizado no último dia 30. Este ano, o calendário de tributações foi prorrogado mediante a crise do novo coronavírus.

Ao longo das próximas semanas, a Receita estará realizando o pagamento das restituições para os cidadãos que tiveram gastos maiores do que o teto anual.

Para saber se tem direito ou não a devolução, é preciso acessar a página do órgão ou consultar na própria declaração já enviada.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.