IPVA 2020 no Sergipe libera parcelamento para débitos atrasados; saiba como fazer

Os proprietários de veículos de Sergipe, na região Nordeste do país, devem ficar atentos às novidades compartilhadas pela prefeitura nesta semana. Agora é possível realizar o parcelamento de dívidas do IPVA 2020.

IPVA 2020 no Sergipe libera parcelamento para débitos atrasados; saiba como fazer (Reprodução/Internet)
IPVA 2020 no Sergipe libera parcelamento para débitos atrasados; saiba como fazer (Reprodução/Internet)

Segundo a gestão estadual, até o dia 15 de julho aqueles que ainda não realizaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, poderão obter condições especiais.

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) destacou que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está oferecendo descontos aos que estão em débito. As informações pontuam duas possibilidades.

A primeira delas é a divisão do valor do imposto em até 6 vezes ou, uma outra possibilidade, realizar o pagamento em cota única com 5% de desconto, a depender do final da placa.

O benefício é dado para aqueles que ainda não realizaram o pagamento da dívida obedecendo o calendário já definido para o IPVA 2020 de Sergipe. Para obter as condições especiais, o interessado deverá acessar o site do órgão e emitir o boleto ou solicitá-lo pelo aplicativo ‘Sefaz Mais Fácil’.

Segundo o Detran, quem optar pelo parcelamento, as cotas serão corrigidas pela taxa Selic. Logo quando liberado, em Janeiro, o governo ofereceu aos motoristas a possibilidade de parcelamento do IPVA 2020 Sergipe em até dez vezes no cartão de crédito.

É importante lembrar que o motorista que não quitar o imposto, terá a dívida sendo reajustada com a inclusão de multa e juros. Além disso, não é possível licenciar o veículo. Em alguns casos, há a inscrição na dívida ativa.

A dívida pode gerar ao contribuinte inadimplente uma infração gravíssima, uma multa e o risco do veículo ser apreendido, caso seja parado em algumas blitz da polícia ou até em outras situações.

O atraso no pagamento pode fazer com que o nome do proprietário do carro seja inscrito em dívida ativa, assim como acontece com outras dívidas, isso  fará com que ele não consiga empréstimos nos bancos do país.

Para consultar os valores, datas e condições de pagamento, o proprietário do veículo deve acessar o site do Sefaz do estado do Sergipe.

Calendário IPVA 2020 Sergipe

Imagem: Sefaz/SE

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!