Fim do Bolsa Família e novas parcelas do auxílio emergencial! Saiba os planos do governo

Governo federal planeja realizar mudanças em seus projetos sociais. Após anunciar que irá conceder novas parcelas do auxílio emergencial, o ministro da economia, Paulo Guedes, também afirmou que irá reformular o Bolsa Família. De acordo com ele, o novo programa contemplará um maior número de beneficiários e terá valores maiores do que o permitido atualmente. 

Fim do Bolsa Família e novas parcelas do auxílio emergencial? Saiba os planos do governo (Imagem: Reprodução - Google)
Fim do Bolsa Família e novas parcelas do auxílio emergencial? Saiba os planos do governo (Imagem: Reprodução – Google)

O texto que valida a proposta já está em desenvolvimento e deverá entrar em validação a partir do mês de novembro.  

Mediante a criação do auxílio emergencial, a equipe econômica vem se pronunciando sobre a possibilidade de readaptar o Bolsa Família. Para isso, como contraproposta, Guedes e seus gestores desenvolveram o Renda Brasil. Trata-se de um novo programa social, destinado aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, que substituirá o BF.  

A ideia até o momento é que o Renda Brasil sirva como uma carteira única de pagamento. Desse modo, de acordo com as entrevistas já concedidas por Guedes, o governo espera dar fim a outros benefícios como o abono salarial, sob a justificativa de que haverá uma união desses auxílios para que eles sejam pagos mensalmente de uma única vez.  

Contratações do mercado  

Concordando com os pronunciamentos de seu Ministro da Economia, o presidente Jair Bolsonaro também afirmou seus interesses para com o Renda Brasil. De acordo com ele, o projeto funcionará não só para liberar recurso público, como também terá como propósito colocar os seus beneficiários no mercado de trabalho. 

Para isso, o governo fará uma parceria com o programa Verde e Amarelo, de modo que esses cidadãos passem a ser contratados pelos empresários por um menor custo benefício.

Os contratos serão feitos como uma espécie de estágio, garantindo um período mínimo de experiência no mercado que permitirá com que o servidor suba de cargos, afirmou Bolsonaro.  

Ampliação do número de beneficiários 

Outro plano do governo é que, com o Renda Brasil, mais pessoas tenham acesso aos recursos. Guedes afirmou que mediante aos cadastros gerados para o recebimento do auxílio emergencial, sua gestão verificou uma necessidade de ampliar as liberações financeiras para brasileiros que não se enquadram no índice de pobreza, mas também não estão em situação de desenvolvimento.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.