Crise do novo coronavírus fechou 1,487 milhão de vagas de emprego

Pandemia do novo coronavírus fecha as portas no mercado de trabalho. Nessa segunda-feira (29), o Ministério da Economia divulgou o último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), demonstrando que 1,487 milhões de vagas de emprego foram barradas. De acordo com os números, entre os meses de março e maio houve o maior índice de desligamentos, contabilizando uma média de 703.921 contratações e 1.035.822 demissões. 

Crise do novo coronavírus fechou 1,487 milhão de vagas de emprego (Imagem: Reprodução - Google)
Crise do novo coronavírus fechou 1,487 milhão de vagas de emprego (Imagem: Reprodução – Google)

Se comparado ao no de 2019, a quantidade de oportunidades trabalhistas em todo o território nacional caiu em 48%. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o ministério da economia registrou novos 32.140 postos. 

Somente no mês de abril, período inicial da pandemia, o crescimento na taxa de contratações foi de 14%. No entanto, entre maio e junho, considerados os meses de maior tensão mediante a crise econômica, o quantitativo foi reajustado em 31,9%.   

Possibilidade de retomada das vagas de emprego 

Secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, ressaltou que, mesmo diante dos números negativos, ainda é possível afirmar uma possibilidade de recuperação.

Ele explicou que, nos próximos meses, tendo passado o período mais crítico da pandemia, espera-se que o mercado dê início ao seu processo de retomada, fazendo com que novos servidores sejam contratados.  

“É bom que se repita que qualquer emprego perdido não pode ser tido como algo positivo. Trabalhamos diariamente para que não tenha nenhum emprego a menos. No entanto, temos que deixar claro esse fator que nos parece auspicioso, que nos dá esperança, que é a reação clara do mercado de trabalho nesse mês de maio em comparação com o mês de abril”, afirmou. 

Somente no ano passado, contabilizando todo o número de contratações, o país registrou mais de 1.144.875 postos formais de trabalho. Em seu primeiro semestre, o mercado teria gerado uma média de 351.063 vagas formais. 

Seguro desemprego  

Diante do número de demissões, cresce também os valores liberados com o seguro desemprego. O benefício, ofertado entre 3 a 5 parcelas, conta com pagamentos entre R$ 1.045 (salário mínimo) a R$ 1.813,03. Só pode ter acesso a ele quem foi demitido sem justa causa sinalizando o fim do contrato e não sua suspensão temporária.  

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.