O Detran de São Paulo está retornando ao funcionamento a partir das próximas semanas, e para isso tem contado com a ajuda da tecnologia da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo. Vale lembrar que São Paulo iniciou a retomada gradual das atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran.SP, com aulas remotas.

publicidade
Detran vai voltar a funcionar em São Paulo; confira o plano de abertura
Detran vai voltar a funcionar em São Paulo; confira o plano de abertura (Foto: Google)
publicidade

O funcionamento é preferencialmente para atender a demanda gerada antes da pandemia, ou seja, o intuito é prestar os serviços para aqueles que solicitaram antes das medidas de isolamento.

Cerca de 50 mil cidadãos serão beneficiados nos primeiros atendimentos e os serviços mais prestados serão para: primeira habilitação, reabilitação e mudança de categorias.

A tecnologia vai ajudar para que os exames práticos e teóricos sejam realizados com segurança. Além disso, precisarão estar em acordo com todas as normas de saúde, impostas pela Organização Mundial da Saúde.

O sistema desenvolvido pela Prodesp vai fazer a identificação dos alunos passará ser feita por reconhecimento facial, através da biometria já cadastrada durante a matrícula nos cursos. Isso é importante para evitar que o aluno compareça presencialmente, e é essencial para manter as medidas de distanciamento social.

Outro ponto importante é que permite ao Detran.SP, orientar, acompanhar e fiscalizar o cumprimento das ações preventivas. Lembrando que as aulas teóricas tem previsão para reinício em 29 de junho.

Retorno das aulas autorizadas pelo Detran

Como citado, as aulas remotas serão ministradas por instrutores e serão realizadas de forma remota, através de videoconferência. Além disso, será possível que os alunos tirem dúvidas em fóruns e portais.

Aqueles que estão em período de reciclagem também terão suporte online e poderão acompanhar as aulas na modalidade EAD. Porém, toda as provas serão feitas presencialmente, mas de forma individual.

As medidas de higiene e segurança serão mantidas, ou seja, será obrigatório o uso de mascará dentro dos Centros de Condutores, além disso é preciso manter a distância mínima de 1,5m e a utilização de álcool em gel.

Para saber mais como vai ser o funcionamento do Detran SP, fique atento aos comunicados e portarias que serão publicados pelo órgão nos próximos dias. A estimativa é que os atendimentos comecem em 1º de julho, mas ainda não está definido.

 

Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.