Meu INSS: Serviços online são alternativa de atendimento na quarentena; aprenda a usar!

Com a pandemia, as agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foram fechadas e permanecerão assim até o dia 10 de julho. A partir do dia 13, alguns serviços estarão disponíveis, porém em horário e reduzido. Para sanar falta de atendimento presencial, o beneficiário pode utilizar o canal Meu INSS, que está disponível pelo site ou pelo aplicativo.

Meu INSS: Serviços são alternativa de atendimento na quarentena; aprenda a usar!
Meu INSS: Serviços são alternativa de atendimento na quarentena; aprenda a usar! (Foto: Google)

Veja abaixo quais serviços estão disponibilizados nele:

  • Dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados;
  • Histórico de Crédito;
  • Carta de Concessão;
  • Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta);
  • Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual;
  • Consulta Revisão de Benefício;
  • Agendamento de Protocolo do Requerimento;
  • Agendamento de Perícia e demais serviços.

Esses serviços podem ser utilizados através do site ou por meio do aplicativo. Para utilização pelo site é necessário acessar o endereço https://meu.inss.gov.br/central

Pelo aplicativo é preciso efetuar o download. O app está disponível de forma gratuita através do Google Play Store e Apple Store.

O cadastro pode ser feito de forma rápida e prática. É preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Vale lembrar que algumas perguntas serão feitas para conferir a identidade do usuário.

Passo a passo para acessar o Meu INSS

1 – Acesse o Meu INSS

Primeiramente é necessário acessar o Meu INSS, que pode ser pelo site ou aplicativo. Em seguida, na tela inicial, você já verá todas opções de serviços listadas, sendo que alguns são protegidos por senha. Para acessá-los, portanto, é necessário clicar em “Entrar” (no canto superior direito da página).

2 – Autenticar seu usuário (login)

Clique em ‘entrar’ e você verá uma nova caixa de diálogo aberta.

3 – Fazer o login pelo Gov.Br

Para utilizar o meu INSS é preciso ter conta no Gov.br, caso não tenha, crie uma rapidamente. Com a proposta de digitalização dos processos, o login do Meu INSS mudou. Agora é feito pelo Gov.Br.

4 – Utilização

Pronto. Agora você pode efetuar as solicitações desejadas.

Lembrando que os passos são os mesmos, tanto para utilização pelo site, quanto pelo app. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a Central através do telefone 135.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.