Seguro desemprego não saiu? Veja como consultar pedido no app da Caixa

Os brasileiros que solicitaram, mas ainda não receberam nenhuma resposta sobre o seguro desemprego, podem consultar o seu pedido no aplicativo da Caixa para Android e iOS. 

Seguro desemprego não saiu? Veja como consultar pedido no app da Caixa
Seguro desemprego não saiu? Veja como consultar pedido no app da Caixa (Imagem FDR)

O seguro desemprego funciona no Brasil desde o ano de 1986, sendo um benefício oferecido pela Previdência Social, no qual o recurso para pagamento vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

O auxílio é garantido por um tempo determinado, isto é, apenas pelo período em que o cidadão está desempregado. Entre outras regras, recebem o benefício apenas aqueles que não foram demitidos por justa causa.

Como consultar o pedido de seguro desemprego?

O benefício pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, logo depois de baixar o sistema é preciso buscar a aba “Seguro-Desemprego” em “Consultas”, logo na página inicial do aplicativo, assim que o trabalhador acessa a plataforma.

O benefício estará listado nesta aba para trabalhadores que estão aptos ao seu recebimento, com valor e prazo para que o dinheiro esteja disponível.

Quem recebe?

Para receber, o trabalhador deve estar desempregado, quando requerer o benefício, ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:

  • Pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
  • Pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
  • Cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.

Também, não deve possuir renda própria para o seu sustento e de sua família. E nem receber o benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Como solicitar? 

Durante a pandemia, o trabalhador deve solicitar o benefício por meio do portal do governo. Fazendo o cadastro para acessar o serviço, informando o CPF, nome, telefone e e-mail.

Outra forma de solicitar o benefício é utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em smartphones do sistema Android ou iOS.

Além disso, o governo disponibilizou o telefone 158, para que os trabalhadores possam tirar dúvidas sobre o seguro. Essa ligação é gratuita de telefone fixo para todo o país.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.