Perícia médica do INSS vai retornar atendimento no próximo dia 13; saiba as regras

Perícia médica do INSS tem data para voltar. Nessa semana, o governo federal informou que, após um período paralisado por causa do novo coronavírus, os exames de saúde vão voltar a ser realizados. De acordo com o ofício, as atividades serão retomadas a partir do dia 13 de julho, para garantir o pagamento do auxílio doença. Os beneficiários deverão comparecer as unidades do instituto mediante agendamento prévio, saiba mais no post abaixo.  

Perícia médica do INSS vai retornar atendimento no próximo dia 13; saiba as regras (Imagens: Reprodução - Google)
Perícia médica do INSS vai retornar atendimento no próximo dia 13; saiba as regras (Imagens: Reprodução – Google)

Com a chegada da pandemia em todo o território nacional, o Instituto Nacional do Seguro Social precisou fechar suas unidades. Desde o mês de abril, a resolução e atendimento dos benefícios estão sendo feitos através do portal e aplicativo Meu INSS.  

Reabertura das unidades libera perícia médica do INSS

Ao longo deste tempo, algumas atividades como as perícias médicas do INSS e prova de vida foram suspendidas. Os pensionistas que precisaram recorrer ao auxílio doença estavam enviando seus atestados, assinados por profissionais de saúde da rede privada ou pública sem vínculo ao INSS, no site para que a equipe do instituto avaliasse.  

No entanto, com a reabertura dos pontos físicos, o serviço voltará a ser feito presencialmente. Para isso, será necessário realizar uma série de medidas de segurança sanitária, como a utilização obrigatória de máscaras, higienização com álcool em gel e respeito no distanciamento entre os cidadãos.  

De acordo com um comunicado do ministério da saúde, serão ofertados para os servidores equipamentos de proteção individual. Além disso, haverá fiscalização para que o acesso de pessoas no interior das agências seja controlado, sendo aceitos apenas funcionários e beneficiários que tenham feito agendamento prévio.  

De acordo com o governo, 753 agências estão prontas para a reabertura, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto (são 1.525 no total). 

Antecipação dos pagamentos 

Com a aplicação da quarentena, uma das medidas adotadas pelo instituto foi a antecipação do pagamento de R$ 1.045 para quem recebe o auxílio doença. Nesse caso, os cidadãos ficaram isentos da obrigatoriedade da perícia médica.  

A medida foi aclamada por muitos, mas também virou motivo de críticas para aqueles que teriam direito a valores maiores. Segundo o INSS, com a retomada das atividades presenciais, a diferença de valores seria paga tardiamente. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.