IPTU 2020 foi prorrogado com desconto em cidade central do Tocantins

Novos prazos de pagamento. Nessa semana, a prefeitura de Porto Nacional, região central do Tocantins, informou que os cidadãos terão mais tempo para quitar o Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU) 2020. De acordo com o comunicado, quem optar pela cota única terá até o dia 17 de julho e ainda ganhará 35% de desconto. A modalidade é exclusiva para a prestação de conta à vista com o valor total da cobrança. 

IPTU 2020 foi prorrogado com desconto em cidade central do Tocantins (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 foi prorrogado com desconto em cidade central do Tocantins (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder gerar a nova guia de pagamento com a data atualizada, os contribuintes precisam acessar o site da prefeitura e informar o número de registro do imóvel.

O procedimento é simples, basta abrir a página oficial, ir até a opção ‘serviços – impostos’, selecionar a função IPTU e na sequência digitar o sequencial do terreno, presente em demais contas de IPTU ou no contrato de propriedade.  

Feito isso, é só confirmar as informações e aguardar o site carregar. Na atualização, o cidadão tem acesso direto aos boletos do parcelamento e também da cota única. Se quiser gozar dos 35% de desconto, ele deverá imprimir ou então realizar o pagamento do carnê apresentando seu código de barras nos demais aplicativos das instituições bancárias. 

Formas de parcelamento 

Já para quem desejar pagar o imposto de forma parcelada, ainda é possível. Nesse caso, a primeira cobrança está datada para o dia 17 de julho e a última para 18 de janeiro. É importante ressaltar que, uma vez em que a prestação de contas é dividida, o contribuinte não contará com reajustes e descontos.  

Datas de vencimento do IPTU 2020  

  • 17 de julho de 2020 – Parcela única com desconto de 35% 
  • 17 de julho de 2020 – Primeira Parcela 
  • 17 de julho de 2020 – Segunda Parcela 
  • 17 de julho de 2020 – Terceira Parcela 
  • 17 de julho de 2020 – Quarta Parcela 
  • 17 de agosto de 2020 – Quinta Parcela 
  • 17 de setembro de 2020 – Sexta Parcela 
  • 16 de outubro de 2020 – Sétima Parcela 
  • 17 de novembro de 2020 – Oitava Parcela 
  • 17 de dezembro 2020 – Nona Parcela 
  • 18 de janeiro de 2021 – Décima Parcela 

O pagamento do IPTU 2020 é importante para manter as tributações do imóvel em dia. Além de ajudar a prefeitura da cidade a recolher recursos que serão usados em prol dos próprios moradores, como no investimento de iluminação pública, asfaltamento de ruas, e melhoria na saúde.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.