Florianópolis pode voltar a fechar comércio após avanço do Covid-19

Entre as possibilidades da retomada em diversos estados, centros estão realizando uma nova modificação no atendimento e fluxo dos comércios. Seguindo esta tendência, a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, estuda realizar ações contrárias.

Florianópolis pode voltar a fechar comércio após avanço do Covid-19 (Reprodução/Internet)
Florianópolis pode voltar a fechar comércio após avanço do Covid-19 (Reprodução/Internet)

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, detalhou nesta semana a possibilidade de seguir um contra fluxo, ou seja, diminuir o funcionamento do comércio. A medida visa tentar barrar a propagação do novo coronavírus na cidade.

Em entrevista à TV Globo, o prefeito destacou que os números de transmissão do vírus está aumentando. Com mais pessoas sendo infectadas, uma das medidas é de realizar a redução através de um “fechamento geral” da cidade.

Segundo Loureiro, atualmente na cidade a taxa de retransmissão do vírus – que representa o número de pessoas que podem transmitir o coronavírus – é 1,3. O ideal é que a taxa fosse abaixo de 1.

Durante a entrevista, ele detalhou que uma observação entre o crescimento geométrico e as ocupações de leitos e mortes causam uma maior preocupação.

“Endurecer a fiscalização, com muito mais rigor em toda cidade de Florianópolis, e evitar serviços e aglomerações que podem estar gerando mais contaminação”, destaca.

A análise da prefeitura ainda pontua que os maiores locais onde há um fluxo de aglomeração é os bares. Estes, por sua vez, terão uma atenção redobrada. Ainda é detalhado que existe diferente entre o comércio de rua e fechado.

Loureiro pontua que os comércios que estão em ambiente fechado, no qual a capacidade de transmissão é muito maior, é motivo de atenção. A prefeitura está realizando uma análise para identificar as ações.

Datas ainda não foram pontuadas e os estabelecimentos que aderem a nova medida de fechamento ainda estão sendo analisadas. Para o prefeito de Florianópolis, o momento permite uma medida mais rígida para evitar números maiores. “Se não agirmos agora, vai ter um fechamento”.

O cenário atual, divulgado pelo Governo de Santa Catarina, contabiliza 17.937 casos do novo coronavírus, desde o início da pandemia, ao total foi 256 óbitos. Já em Florianópolis, foram 1.122 casos até aqui, totalizando 10 óbitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!