Novo app da Receita Federal esclarece dúvidas sobre o Imposto de Renda 2020

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 termina no dia 30, e se você está precisando de informações relativas ao Cadastro de Pessoas Físicas, foi lançado um novo app da Receita Federal. O aplicativo CPF digital permite que você acesse informações de pessoas físicas através do seu celular.

Novo app da Receita Federal esclarece dúvidas sobre o Imposto de Renda 2020
Novo app da Receita Federal esclarece dúvidas sobre o Imposto de Renda 2020 (Imagem Google)

O aplicativo que pode ser baixado em celulares Android ou iOS, possui um chat que auxilia os usuários com dúvidas que ele tiver a respeito da declaração do Imposto de Renda.

Também é possível consultar a restituição, o prazo de entrega da declaração, os valores cobrados por atraso no envio da documentação e ainda tirar dúvidas individuais, sobre declaração em conjunto, carnê leão e como funciona a isenção para pessoas com doenças graves.

Segundo a Receita que estuda melhorar ainda mais os recursos do aplicativo, é pretendido incluir em futuras atualizações um atendimento virtual preparado para ajudar os usuários a solucionar outras dúvidas além do Imposto de Renda.

O intuito do CPF digital é também o de evitar atendimentos presenciais em meio a pandemia do coronavírus, e assim conter possíveis contaminações.

Como baixar o novo app da Receita Federal – CPF Digital

  • Entre na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou a App Store), busque e baixe o app do CPF Digital
  • Leita todas as informações na tela principal e clique em “Entendi”
  • Insira o número de seu CPF e a sua data de nascimento
  • Clique em “Próximo”
  • Concorde com os termos de uso para poder continuar
  • Prossiga com a explicação de como enviar a “Prova de vida” para o Governo – o processo consiste em tirar uma selfie
  • Clique em “Entendi”
  • Dê a permissão para que o aplicativo possa acessar a câmera do celular e siga as instruções para tirar a selfie
  • Crie um código PIN e clique em “Aceitar”

Prontinho! O seu CPF Digital está baixado. Assim, para usar o seu QR Code ou ver mais informações do documento, é só clicar sobre o número do mesmo na tela inicial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.