Saque emergencial do FGTS e saque aniversário: quanto posso receber em cada um?

Devido a pandemia do coronavírus, o governo decidiu liberar o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de serviço) de até 1.045. Já o Saque Aniversário é a nova modalidade que consiste na liberação anual de um percentual do fundo de garantia no mês de seu nascimento. O valor a ser recebido é variável em ambas situações. Saiba mais aqui.

Saque emergencial do FGTS e saque aniversário: quanto posso receber em cada um?
Saque emergencial do FGTS e saque aniversário: quanto posso receber em cada um? (Imagem FDR)

Valor do saque emergencial do FGTS

O saque emergencial do FGTS vai pagar até R$1.045 para os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no fundo e sua operação fica a cargo da Caixa Econômica Federal, que é a operadora do FGTS.

Para os trabalhadores que possuem mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas ligadas a contratos e empregos antigos, começando por aquelas que tiverem o menor saldo. Em seguida, o dinheiro poderá ser retirado de contas ativas, novamente por aquela que tiver menor saldo.

O FGTS começa as liberações emergenciais no dia 29 de junho e o valores serão creditados por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em dinheiro ou transferências, começam no dia 25 de julho para os trabalhadores que nasceram em Janeiro.

O calendário do saque emergencial do FGTS foi organizado com base no mês de aniversário do trabalhador, como forma de evitar aglomerações nas agências bancárias.

O trabalhador pode através do aplicativo Caixa Tem, usar o dinheiro para o pagamento de contas, boletos e para realizar compras com o cartão de débito virtual e pelo QR Code.

Saque Aniversário

Já o Saque aniversário diferente do saque-imediato, consiste na liberação anual de um percentual do fundo de garantia no mês de seu nascimento. O valor a ser recebido é variável.

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, e isso varia de acordo com o quanto já possuem na conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

As alíquotas aplicadas sobre o fundo foram definidas nesta tabela:

Pelo site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS é possível simular o valor que receberia ao aderir ao saque-aniversário. A consulta é possível após criar um login e uma senha.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.