Errei no preenchimento do IRPF 2020, e agora? Veja como corrigir!

Um grande medo dos brasileiros é cair na malha fina após o envio da declaração do Imposto de Renda. Por esse motivo, é muito importante estar atento para não cometer erros no preenchimento das informações que devem constar no IRPF 2020. Mas caso haja algum equívoco, saiba que é possível corrigir. Veja:

Errei no preenchimento do IRPF 2020, e agora? Veja como corrigir!
Errei no preenchimento do IRPF 2020, e agora? Veja como corrigir! (Montagem/FDR)

Basicamente, os contribuintes podem verificar no dia seguinte ao envio da declaração do Imposto de Renda 2020 se há dados divergentes ou inconsistentes. Caso haja algum erro ou inconsistência, o contribuinte poderá enviar uma retificação de forma imediata.

Essa é uma das razões para que os declarantes façam o envio com antecedência, pois de acordo Sandro Rodrigues, contabilista, essa retificação pode ser enviada até o último dia de prazo, ou seja, dia 30 de junho.

Além de alterar dados errados, a retificação vai permitir que o contribuinte mude o tipo de declaração de simplificada para completa e vice-versa.

É possível retificar mesmo após o prazo, porém se a retificação for feita depois do dia 30 de junho, não será possível mudar o tipo de declaração. Além disso, quanto mais cedo corrigir os erros, menos chances de cair na malha fina.

Outro ponto importante em fazer as alterações antecipadamente é que ao terminar o prazo, a Receita já começa a processar os dados e cruzar as informações passadas pelo contribuinte e por outras fontes. Isso pode atrapalhar alguns contribuintes na hora de efetuar as correções.

Como fazer retificação do IRPF 2020

Veja abaixo o passo a passo para retificação da declaração do IRPF 2020:

  • O primeiro passo é acessar o mesmo programa em que efetuou a declaração;
  • Lembrando que a mudança deve ser feita através do número de recibo do envio da declaração. Sendo assim, esteja com o documento em mãos para facilitar o processo;
  • O próximo passo é acessar o programa e clicar em “Abrir declaração”, depois vá em ‘Identificação do contribuinte’;
  • Clique em ‘Declaração retificadora’. Logo após esse processo será solicitado o número de recibo da declaração que será retificada. Informe todos os números sem espaços ou pontos.
  • Pronto, agora basta alterar as informações necessárias e clicar em enviar. Lembre-se de conferir quantas vezes for necessário.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!