publicidade

Em razão da pandemia do novo coronavírus, diversas medidas estão sendo adotadas pelo INSS – o Instituto Nacional do Seguro Social. O objetivo é assegurar o direito de brasileiros aposentados e pensionistas. Nesta quinta (18) novidade foi compartilhada.

INSS altera regras para manter benefícios previdenciários; veja o que mudou (Montagem/FDR)
INSS altera regras para manter benefícios previdenciários; veja o que mudou (Montagem/FDR)
publicidade

De acordo com a publicação realizada no Diário Oficial da União, o órgão prorrogou o prazo para que seus segurados cumpram exigências obrigatórias. Com isto, o novo vencimento oferecido foi de mais 60 dias para realizar ações.

Ainda segundo o INSS, medida visa preservar os benefícios durante o estado em que o país se encontra de calamidade pública, observando o surto pandêmico do covid-19. É importante lembrar que os atendimentos presenciais seguem suspensos.

Isto implica que pessoas que precisariam fazer a prova de vida não podem realizar o procedimento, em razão do fechamento das agências. A medida, por sua vez, assegura a prorrogação desse prazo de comparecimento presencial.

Além deste público, ação também beneficia aqueles que não conseguem autenticar a documentação exigida e levá-la ao INSS. O auxílio doença já tem adotado medidas específicas para garantir o recebimento.

O procedimento tem sido realizado online, por meio da plataforma Meu INSS. Ainda de acordo com o órgão, por lá, o beneficiário que estiver com dados cadastrais inconsistentes ou não informados, devem regularizar a situação.

As informações são pontuadas através do Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN). Caso seja verificado, estes beneficiários irão receber uma carta pedindo que enviem os documentos pelo Meu INSS.

Atendimentos via Meu INSS

Neste período em que as agências estão fechadas, o INSS orienta aos aposentados, pensionistas e público em geral realizar os procedimentos de forma remota, através do portal Meu INSS (site e aplicativo). Ainda há a possibilidade de realizar atendimento através do telefone 135.

Na página, o contribuinte pode realizar diversos procedimentos, inclusive solicitar benefícios. Todas as informações d vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, estão no portal.

COMENTÁRIOS

Juan Gouveia, formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É redator do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, direitos trabalhistas e finanças diariamente.

VEJA TAMBÉM