INSS adia retorno das agências pela segunda vez; saiba previsão de volta

Em razão da pandemia do novo coronavírus, diversas medidas foram implementadas pelo INSS, incluindo o fechando das agências como prevenção a não contaminação pelo vírus. Fechadas desde abril, previsão era de reabertura esta semana, mas foi adiada.

INSS adia retorno das agências pela segunda vez; saiba previsão de volta (Montagem/FDR)
INSS adia retorno das agências pela segunda vez; saiba previsão de volta (Montagem/FDR)

A expectativa era da volta dos atendimentos nesta sexta-feira (19), porém, foi postergado mais uma vez pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo as informações da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social nova data já vem sendo estudada.

Previsão para formalização é nesta sexta (19), através de comunicado a ser realizado pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim. Ainda segundo a Fenasps, as agências devem continuar fechadas até, pelo menos, 13 de julho em todo o Brasil.

Por outro lado, o INSS não confirma a data e nem pontua sobre até quando o atendimento presencial estará suspenso. Uma vez, que o órgão detalhará todas as informações sobre o assunto exclusivamente através de comunicados oficiais.

As agências do INSS estão com as portas fechadas, oficialmente, desde de março. Federação ainda destacou que caso retornasse como previsto ainda este mês, uma greve provavelmente aconteceria.

Segundo avaliação interna, não há condições para retomar o atendimento presencial em meio à pandemia, sem queda na curva de contágio da Covid-19 em algumas localidades do país.

A portaria que determinou a suspensão do atendimento nas agências já previa a possibilidade de prorrogação da quarentena. Caso as mesmas abrissem no dia 13 de julho, como mencionado, ainda é possível considerar nova data.

Atendimentos via Meu INSS

Neste período em que as agências estão fechadas, o INSS orienta aos aposentados, pensionistas e público em geral realizar os procedimentos de forma remota, através do portal Meu INSS (site e aplicativo). Ainda há a possibilidade de realizar atendimento através do telefone 135.

No Meu INSS, o contribuinte pode realizar diversos procedimentos, inclusive solicitar benefícios. Todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, estão no portal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!