Goiânia divulga plano de reabertura do comércio nesta sexta-feira

Cidades brasileiras começam a reabrir as portas pós período de isolamento social. Nesta sexta-feira (19), a prefeitura municipal de Goiânia (GO) irá liberar as regras de retomada do comércio. De acordo com a última reunião do Comitê de Crise, realizada nessa quinta-feira (18), serão permitidos o funcionamento de centros de compras e celebrações religiosas sob um regime especial.  

Goiânia divulga plano de reabertura do comércio nesta sexta-feira (Imagem: Reprodução - Google)
Goiânia divulga plano de reabertura do comércio nesta sexta-feira (Imagem: Reprodução – Google)

Prefeito da cidade, Iris Rezende (MDB) assinou o decreto que libera algumas atividades na última semana e deverá fazer o pronunciamento oficial hoje. Segundo ele, a decisão foi motivada por uma necessidade econômica, mas não deverá pôr em risco a vida dos cidadãos.  

“Estamos promovendo uma reabertura, tudo dentro de estudos profundos. Vamos dar preferência a abrir determinador segmentos primeiro, como abrir, como se comportar dentro daquele estabelecimento, o funcionário ou quem for ali fazer uma compra, uso de máscara, de tudo para não permitir que essa reabertura provoque um aumento aqui da propagação desse vírus”, disse o prefeito.  

Saiba o que funcionará em Goiânia 

De acordo com o decreto, shoppings, galerias comerciais e comércios varejistas e atacadistas poderão reabrir a partir da próxima segunda-feira (22). No entanto, o funcionamento será de forma diferente.

Para os centros de compras, não será permitido a permanência das pessoas. A venda de produtos precisará ser feita através de um esquema de drive thru, de modo que não aumente a contaminação do vírus.  

Praças de alimentação, cinema e demais setores de entretenimento deverão permanecer fechados. Já para as missas e demais celebrações religiosas, será permitida a realização apenas duas vezes por semana, respeitando o distanciamento entre os fiéis e ofertando álcool em gel para a higienização e lavagem das mãos.  

Além disso, a prefeitura também estará realizando fiscalização dos espaços públicos e fica proibida a circulação de qualquer indivíduo sem a utilização da máscara de proteção. Aqueles que descumprirem a lei ficarão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 627. 

No que diz respeito a eventos públicos ou privados como shows, peças teatrais e demais atividades, ainda não há uma previsão de retorno para Goiânia. Para esse setor, acredita-se que a retomada só será realizada no segundo semestre, a depender do controle da doença. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.