PONTOS CHAVES
- Inscritos no Bolsa Família vão começar a receber a terceira parcela do auxílio
- Aqueles que vão receber a primeira parcela só poderão sacar os valores no próximo mês
- O pagamento segue de acordo com o calendário já definido pelo programa do Bolsa Família
Hoje (17), a Caixa vai realizar o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial do governo federal para mais de 4,9 milhões de beneficiários. Ao todo serão disponibilizados cerca de R$3,2 bilhões dos cofres públicos.
Ontem, terça-feira (16), o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial foi realizado para os beneficiários que nasceram nos meses de janeiro a junho. E hoje (17), o pagamento será para os nascidos entre os meses de julho a dezembro.
Inicialmente, os beneficiários vão receber o dinheiro apenas para o pagamento de contas, boletos e para compras no cartão de débito ou QR Code.
As transferências e saques poderão ser realizados seguindo um calendário, que foi definido como forma de evitar aglomerações nos pontos de atendimento e agências.
Calendário de saque e transferência da primeira parcela do auxílio emergencial
Mês de nascimento | Liberado em |
Janeiro | 6 de julho |
Fevereiro | 7 de julho |
Março | 8 de julho |
Abril | 9 de julho |
Maio | 10 de julho |
Junho | 11 de julho |
Julho | 13 de julho |
Agosto | 14 de julho |
Setembro | 15 de julho |
Outubro | 16 de julho |
Novembro | 17 de julho |
Dezembro | 18 de julho |
Como movimentar o auxílio emergencial
- Baixe o aplicativo por meio da Google Play ou pela App Store;
- Após o download, abra o aplicativo e clique na opção “SOU BENEFICIÁRIO”;
- Digite o número do seu CPF para continuar;
- Depois, o usuário deve digitar um código de segurança que será enviado através de mensagens (SMS) do seu celular, após a utilização do aplicativo para solicitação do auxílio emergencial. A mensagem dirá o seguinte “Auxílio: Seu código é XXXXXX, válido até XX/0X/20. Não Compartilhe.” Caso você não tenha mais o código será possível gerar um novo
- Depois de digitar o código uma tela com a mensagem: “Estamos quase prontos”. Aperte na opção “CONTINUA”.
- O aplicativo vai solicitar o Login Caixa. Para aqueles que já se cadastraram em outros aplicativos como o do FGTS ou Habilitação Caixa será possível usar a mesma senha.
- Se você nunca fez esse cadastro será preciso preencher algumas informações para continuar. Primeiro será o número do seu CPF, o nome completo, a data de nascimento e o endereço de e-mail. Por último, cadastre uma senha. A senha não poderá ter mais de 2 números em sequência (por exemplo 1 e 2 ou 8 e 9) nem poderá ser a data do seu nascimento. Aperte em não sou um robô
- No e-mail deverá ter um com o nome Login Caixa. Abra e clique no link para confirmar suas informações. Se não encontrar o e-mail na caixa de entrada é possível que ele esteja na sua pasta de SPAM
- O link irá redirecioná-lo para a tela de login. Digite o seu CPF e em seguida a sua senha
- Mais algumas informações serão requisitadas como o número do seu celular e o CEP de onde você mora
- O aplicativo irá direcioná-lo para a página principal. Aperte em “Auxílio Emergencial”
- Uma nova tela irá aparecer com a mensagem “Por aqui você pode consultar o seu Auxílio na sua conta Poupança Social Digital”. Clique na opção “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”. Então a mensagem “Vinculação de Dispositivo ao CPF” irá surgir. Aguarde
- Para vincular o seu celular ao app Caixa tem será enviada a você uma mensagem de texto (SMS). Aperte em receber código. Em seguida, cheque suas mensagens e, se já recebeu o número, digite no aplicativo e clique em “Enviar
- Para facilitar a identificação de qual aparelho está cadastrado no Login Caixa escolha um nome e digite no campo “Nome do Dispositivo”. Poderá ser a marca ou o modelo do seu celular, por exemplo
- Você estará de volta na tela inicial e poderá consultar o seu benefício clicando na primeira opção “Auxílio Emergencial”. O usuário poderá consultar seu saldo, extrato e realizar pagamentos e transferências quando receber o valor.
Cartão de Débito Virtual
A Caixa informou que é possível utilizar o auxílio por meio do cartão de débito virtual. Com ele os R$600 estão disponíveis para realizar a compra pela internet em mais de mil sites, e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz.
Por agora, o cartão só está disponível para os beneficiários do Auxílio Emergencial e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Para solicitar o cartão é preciso ter o aplicativo da Caixa tem.
Após acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.
É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.
Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.