Auxílio emergencial: pagamentos não estão garantidos e ESTAS atitudes podem cortá-los

PONTOS CHAVES

  • Caixa realiza nova rodada de desligamentos no auxilio emergencial 
  • Cortes levam em consideração informes de renda e documentos dos segurados
  • Benefício está funcionando em três calendários distintos

Brasileiros já aprovados no auxílio emergencial poderão ter o benefício cortado. O calendário de pagamentos do coronavoucher segue em funcionamento. Nesse mês, a Caixa Econômica Federal vem concedendo valores da primeira parcela para os recém cadastrados, terceira parcela para os cidadãos do Bolsa Família e segunda parcela para quem se registrou em maio. No entanto, é preciso ficar atento, pois de acordo com a instituição a liberação do valor inicial não significa sua continuação pelos próximos meses. Entenda os detalhes na matéria abaixo.  

Auxílio emergencial: pagamentos não estão garantidos e ESTAS atitudes podem cortá-los (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio emergencial: pagamentos não estão garantidos e ESTAS atitudes podem cortá-los (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com a vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, o sinal verde de aprovação do benefício não necessariamente significa que ele será mantido por três ou cinco meses. Ela explica que, o Ministério da Cidadania vem realizando revisões mensais nos documentos, de modo que possa identificar fraudes. 

Se o segurado apresentar erros em seus dados, incompatibilidade de renda ou qualquer indício que comprove estar fora das regras de pagamento, ele tem o auxílio cortado imediatamente.  

— Tem casos de pessoas que receberam a primeira parcela e, agora, em uma reanálise, a situação mudou por algum motivo, e elas estão em nova análise ou não tiveram o direito ao benefício — explicou a gestora.  

Em entrevista, Tatiana deu alguns exemplos, como o caso de brasileiros que receberam a primeira parcela, mas no tempo de espera da segunda conseguiram um emprego com registro em carteira. Com o vínculo, o cidadão apresenta uma fonte de renda comprovada e assim é afastado do programa.  

A mesma regra vale para quem acumula benefícios, como por exemplo, a aposentadoria. A representante reforça que o valor não pode ser somado a outros pagamentos do poder público, nem mesmo para os beneficiários do Bolsa Família que recebem a quantia determinada pelo projeto social ou a substitui pelo coronavoucher.  

Beneficiários do Bolsa Família fazem substituição pelo coronavoucher (Imagem: Reprodução - Google)
Beneficiários do Bolsa Família fazem substituição pelo coronavoucher (Imagem: Reprodução – Google)

Por fim, um último caso onde o benefício pode ser suspenso é quando a renda da família fica acima do valor de três salários mínimos (R$ 3.135), ou a renda individual de cada dependente fica superior a meio salário mínimo (R$ 522,50). 

Se a Caixa revisar os dados e encontrar alguns dos pontos acima, o cidadão tem o benefício suspenso e não será informado sobre os motivos de tal decisão. Desse modo, a gestora finaliza reforçando que é preciso manter as informações atualizadas e seguras dentro das regras que valida a MP. 

Calendários do auxílio emergencial para o mês de junho  

Com a aprovação de novos cadastros, a Caixa está operando mais de um calendário. O primeiro e mais fixo de todos é para os beneficiários do Bolsa Família que segue as mesmas datas do programa e permite saques diretos através do cartão do projeto.  

Calendário do Bolsa Família – 3ª parcela 

Calendário de pagamentos para novos aprovados do auxílio emergencial 

O segundo, em andamento nesse momento é para quem foi aprovado recentemente. Nesse caso, há duas datas. A primeira é referente aos depósitos nas contas do Caixa Tem e a segunda é para a permissão dos saques nas agências bancárias ou transferências.  

Mês de aniversário  Depósito  Saques e transferências 
Janeiro  16/jun  6/jul 
Fevereiro  16/jun  7/jul 
Março  16/jun  8/jul 
Abril  16/jun  9/jul 
Maio  16/jun  10/jul 
Junho  16/jun  11/jul 
Julho  17/jun  13/jul 
Agosto  17/jun  14/jul 
Setembro  17/jun  15/jul 
Outubro  17/jun  16/jul 
Novembro  17/jun  17/jul 
Dezembro  17/jun  18/jul 

 

Cartão Virtual Caixa TEM: emitir e utilizar o dinheiro do AUXÍLIO EMERGENCIAL

Além disso, a instituição ainda deve informar o cronograma para quem vai receber o valor da terceira parcela (os cadastrados no primeiro lote de abril) e também para quem for contemplado com a segunda parcela (os cadastrados em maio). 

Espera-se que tais datas sejam publicadas ainda nas próximas semanas, e sigam o mesmo modelo de pagamento. Primeiro o depósito nas contas digitais e na sequência a autorização de saque.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile